Durante o decorrer do curso, muitos acham as grades curriculares insuficientes para a formação dos alunos, de modo que ligas acadêmicas sejam uma ótima solução.
As Ligas Acadêmicas são entidades fundadas e administradas pelos
discentes com a orientação de docentes. Apresentam enfoque no
desenvolvimento científico, procedimental e atitudinal, contemplando os
aspectos de ensino-pesquisa e extensão. Contribuem para o desenvolvimento cognitivo e interdisciplinar dos discentes e para a aproximação entre os futuros profissionais e a sociedade.
Elas também proporcionam maior interação entre os colegas e profissionais que já atuam na área, potencializando o aprendizado. Além, claro, de oferecer um panorama real da sua futura profissão.
Fazer parte de uma Liga Acadêmica é uma boa forma de aprender mais sobre assuntos já abordados em sala de aula. Essa é a hora de se aprofundar em temas do seu interesse, nos quais você pode se dedicar para desenvolver suas habilidades e seu potencial. Portanto, antes de escolher uma Liga pra ingressar, procure saber mais sobre seus temas. No final, escolha a que mais você se identifica e, claro, que esteja em sincronia com o que você quer para seu futuro profissional.
Contudo, cabe ressaltar que as ligas não almejam a especialização precoce do estudante, ou seja, funcionam como meio de transformação social e permitem ao aluno tomar contato com as diversas áreas do saber.
Ligas Acadêmicas na UniVassouras
Na Universidade de Vassouras, atualmente existem trinta ligas acadêmicas e um grupo de estudos que desenvolvem estudos em diversas áreas médicas, são esses:
1 – Liga Acadêmica de Anatomia
2 – Liga Acadêmica de Anestesiologia
3 – Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares e Hipertensão Arterial
4 – Liga Acadêmica de Cirurgia Cardíaca
5 – Liga Acadêmica de Cirurgia Geral
6 – Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica
7 – Liga Acadêmica de Clínica Médica
8 – Liga Acadêmica de Dermatologia
9 – Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem
10 – Liga Acadêmica de Endocrinologia
11 – Liga Acadêmica de Gastroenterologia
12 – Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia
13 – Liga Acadêmica de Hematologia
14 – Liga Acadêmica de Humanização e Espiritualidade
15 – Liga Acadêmica de Iniciação Científica
16 – Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade
17 – Liga Acadêmica de Medicina Intensiva
18 – Liga Acadêmica de Nefrologia
19 – Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia
20 – Liga Acadêmica de Oftalmologia
21 – Liga Acadêmica de Oncologia
22 – Liga Acadêmica de Ortopedia
23 – Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia
24 – Liga Acadêmica de Pediatria
25 – Liga Acadêmica de Pneumologia
26 – Liga Acadêmica de Reumatologia
27 – Liga Acadêmica de Saúde Mental
28 – Liga Acadêmica de Saúde do Homem
29 – Liga Acadêmica de Técnica Cirúrgica
30 – Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos
. Grupo de Estudo da Saúde da Pessoa Idosa
Confira mais sobre a Universidade de Vassouras
Vantagens de participar de ligas em Vassouras
Produção Científica
Sim. Muitas ligas trabalham no eixo: ensino, extensão e científico. Ao considerar isso, o que não falta é espaço para produção científica, principalmente nesse tema de impacto das ligas acadêmicas, visto que são muito novas. Procure um dos coordenadores/diretores, se informe sobre como participar e tire suas ideias do papel.
Conhecimento Prático
Falando em aulas práticas, temos a vivência de colocar determinado conhecimento teórico em prático, de explorar atividades que não são contempladas pelo nosso currículo acadêmico ou até mesmo pela falta de recursos financeiros. É importante não se deixar levar pela falta de tempo aqui, pois em geral, essas práticas possuem um grande impacto na sua formação médica.
Rede de Contatos
Uma outra característica especial em relação às ligas acadêmicas é a possibilidade de conhecer pessoas de importância do tema, que estejam dispostas a te recepcionar em projetos de iniciação científica, estágios extracurriculares ou ao te recomendar para oportunidades no exterior.
Eventos Científicos
As atividades realizadas como congressos, simpósios são uma excelente oportunidade de publicar seus trabalhos científicos relacionados ao tema. Alguns desses possuem até premiações em dinheiro, bem como a possibilidade de levar para outros níveis, como o regional, nacional e internacional.
Experiência Profissional
Uma grande vantagem é a experiência que você terá sobre áreas de atuação médica. Por exemplo, se você tem interesse por oftalmologia, participar de uma liga de oftalmologia será importante para seu currículo por:
- Mostrar que seu interesse pelo tema é verdadeiro.
- Obter mais vivência de como é a carreira de oftalmologia.
- Aprender atividades práticas rotineiras na oftalmologia.
- Conhecer aspectos importantes como hospitais de referência, opções de trabalho dentro da carreira, remuneração, etc.
- Realizar eventos relacionados a essa área.
Empreendedorismo
Essa parte é em especial para os diretores, fundadores e coordenadores das ligas acadêmicas. Isso porque ao fundar, gerenciar, cuidar você está desenvolvendo habilidades que serão fundamentais para o seu futuro. Desde cedo você aprende a contactar profissionais para as aulas, a manejar os recursos financeiros, a obter apoio/patrocínio, a realizar eventos de grande público, dentre outros. Tudo isso ajudará muito na hora de montar seu consultório, ou clínica, ou qualquer tipo de negócio dentro da área médica.
Aprendizado
Essa é a primeira, pois não há um cenário em que você participe assiduamente em que não ocorra algum tipo de aprendizado, seja por meio de palestras, aulas práticas e/ou gincanas.
Portal Melhores Escolas Médicas | Vassouras
Além das ligas, outras atividades incentivam o apoio e incentivo a práticas extensionistas, como a prática desportiva que oferece treinos
com professores qualificados em quadras disponibilizadas para um treino
produtivo e incentivo aos campeonatos internos e externos, com patrocínio e/ou apoio, nas participações para os jogos como os torneios INTERMED, INTERENG, JUCS, SUPER 15 entre outros.
Dá para perceber que são muitas as vantagens de estar em uma liga acadêmica, desde o momento em que ingressa no curso até o período final dele. Mas o que você acha? Qual sua especialidade preferida dentro das ligas?