As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas para contemplação de financiamentos neste segundo semestre de 2021 e muitos candidatos que não conseguiram ser contemplados no início do ano, contam com essa segunda chance para conseguir uma vaga.
Sempre que são abertos processos seletivos, é de praxe que os candidatos consultem a quantidade de vagas disponíveis. Em programas como Sisu, Prouni e Fies, analisa-se não só a quantidade de vagas disponíveis de modo geral, como também as vagas por estado, município e, principalmente, por instituição de ensino.
Inclusive, o Melhores Escolas Médicas (MEM) costuma informar aos nossos leitores essas vagas, mas quando buscamos esses dados relacionados ao Fies, fomos surpreendidos com a deficiência do sistema em fornecer alguns dados e com a falta de mobilidade dele.
O site não é tão interativo e dificulta a checagem de alguns dados como a quantidade de vagas por estado, além de não apresentar o número de vagas disponíveis em cada instituição de ensino. Só é possível ver o total geral de vagas por município, não especificando a quantidade em cada universidade.
Porque isso é um problema?
Quando o candidato vai se inscrever no Fies, ele precisa selecionar o curso e a instituição em que deseja ser selecionado. A partir do momento em que não se tem acesso a quantidade de vagas disponíveis nas instituições, o candidato não tem a chance de analisar a possibilidade de escolher uma IES com mais vagas e tentar aumentar sua chance de ser contemplado.
Importância da acessibilidade
Grande parte das pessoas sequer têm acesso a internet e, outras, mesmo tendo acesso e sabendo o básico, não tem expertise para navegar na internet e encontrar nos sites as informações que precisam.
Quando os sites são interativos e apresentam as informações completas, torna- se mais fácil que mais pessoas consigam acesso às informações que precisam.
E quando falamos de um site como o do Fies que trata de um processo público, as informações não só precisam estar completas, como também precisam estar expostas de forma clara e com fácil acesso. A transparência precisa ser o fator chave, principalmente, em domínios como esse.
O que temos pra hoje
Mesmo com a impossibilidade de obter todos os dados que buscamos, o Melhores Escolas Médicas conseguiu um deles e listou todas as instituições que disponibilizaram vagas para o Fies. Porém, os dados como número de vagas disponíveis por instituições de ensino não foi possível obter, já que o sistema não disponibiliza essa informação.
Confira abaixo as instituições que abriram vagas para o Fies:
[table id=60 /]
4 respostas
o fies deveria cobrir 100% do curso de medicina, Brasil país de corruptos não de gente séria , aqui estudar e para os fortes, vivemos em país onde a corrupção compensa e não dá cadeia e eu aqui com 45 anos sonhando em cursar medicina neste país podre e hipócrita.
Sou do Rio de Janeiro.
Gostaria de saber, das universidades do Rio de Janeiro, quais aceitam financiamento de 100%, via FIES.
Grato;
Ricardo
Gostaria muito um financiamento do fies para continuar meu curso de medicina trancado no terceiro semestre por falta de recursos financeiros. Poderia ser em salvador/ Sergipe.
Obrigada
Oi Grasiele, tudo bem? Você pode saber mais sobre o Fies aqui nessa matéria especial: https://melhoresescolasmedicas.com/noticias/fies-2022-fique-por-dentro-de-tudo/