Nesta segunda, 22 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu suas inscrições para o processo seletivo da edição de 2024. O programa educacional, gerido pelo Ministério da Educação, é responsável por ser a forma de ingresso dos estudantes às instituições públicas de ensino superior. O prazo para os participantes se inscreverem segue até esta quinta-feira, dia 25. Neste ano, os estudantes terão a oportunidade de concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições de ensino público
Ademais, os interessados devem se inscrever por intermédio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu. Durante a inscrição, o participante deve escolher até duas opções de curso, que podem ser mudadas quando desejarem, contanto que seja entre 22 e 25 de janeiro. No entanto, as escolhas de graduação marcadas às 23h59min do último dia são definitivas para o candidato. Além disso, o programa educacional não cobra taxa de inscrição, o que o torna inteiramente gratuito.
No entanto, o sistema eletrônico conta com mudanças a partir de 2024. Primeiramente, até 2023, o Sisu possuía dois processos seletivos ao decorrer do ano. Mas agora os candidatos contam com somente uma etapa de inscrição e não duas. Assim sendo, as vagas ofertadas serão disponibilizadas para os cursos com início das aulas para o primeiro e segundo semestre letivo.
Portanto, a lista classificatória é utilizada pelas universidades para poder selecionar os estudantes conforme as turmas de cada semestre. Logo, ele não pode escolher em qual semestre entrar, já que é de acordo com a sua respectiva posição. Além disso, com o novo projeto de lei que modificou a Lei de Cotas, as regras para a adesão através dessa modalidade também mudaram.
Condições para se inscrever no Sisu:
- Ter realizado a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Não ter zerado a nota da redação;
- O candidato não pode ter participado como treineiro na prova.
Cronograma de 2024:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
- Resultado: 30 de janeiro de 2024;
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
Para conferir mais informações a respeito do Sisu, confira nossa matéria: