O Ministério da Educação (MEC) autorizou oficialmente a abertura do curso de Medicina do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), na cidade de Varginha (MG). A primeira turma será formada por meio de vestibular agendado para o dia 31 de agosto, com início das aulas previsto para 1º de outubro de 2025.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União nesta semana. O curso já havia sido aprovado pelo MEC em abril, mas teve a portaria suspensa posteriormente com base na Lei do Mais Médicos, que determina a necessidade de chamamento público e avaliação da demanda regional para a criação de novos cursos de Medicina.
Inscrições para o vestibular de Medicina
.webp)
As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 22 de agosto, e os candidatos poderão optar por duas modalidades: prova presencial ou uso da nota do Enem. De acordo com o edital, também há uma terceira opção destinada a portadores de diploma de curso superior, por meio da prova para obtenção de novo título. A taxa de inscrição é de R$ 320,00.
A distribuição de vagas será feita da seguinte forma:
- Prova Presencial – Ampla Concorrência: 25 vagas
- Prova Presencial – Obtenção de Novo Título: 10 vagas
- Nota do Enem: 25 vagas
Aplicação da prova
A prova será aplicada no dia 31 de agosto, das 13h às 17h, no campus Cidade Universitária UNIS, localizado na Avenida Alzira Barra Gazzola, em Varginha (MG).
Estrutura da prova
A avaliação contará com 30 questões objetivas, com conteúdos do Ensino Médio nas áreas de:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e Raciocínio Lógico
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Além disso, os candidatos deverão elaborar uma redação dissertativa-argumentativa.
Mensalidade e formas de financiamento
A mensalidade do curso de Medicina de Varginha da UNIS foi definida em R$ 10.670,00. Segundo a instituição, há opções de financiamento estudantil, como o Fies, Prouni e outras modalidades próprias, que serão detalhadas no site oficialmedicina.unis.edu.br.
Estrutura e prática médica
.webp)
O reitor da UNIS, Felipe Flausino, destaca que a instituição investiu em um complexo de saúde com tecnologia de ponta para receber os futuros estudantes. Além disso, já foram firmados convênios com todos os hospitais de Varginha e da região, garantindo aos alunos vivência prática desde os primeiros períodos da graduação.
“Os alunos poderão atuar em diversos ambientes hospitalares da região desde o início do curso. O hospital-escola também está nos planos da instituição”, afirmou o reitor.
Leia Mais:
SISU, Prouni e FIES: entenda como funcionam os programas de acess à faculdade de medicina
Telemedicina nos hospitais públicos: o que é e quando pode ser usada
Fies para Medicina: novo valor eleva limite do financiamento em 30%