O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 23, o cronograma oficial do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026. O anúncio veio através do Edital nº 29/2025, que informa datas de inscrições, resultado e chamadas regulares.
De acordo com o MEC, a edição de 2026, assim como foi em 2025, terá somente uma etapa de inscrição para as vagas. Assim, com um único cadastro, os inscritos concorrerão às vagas para todo o ano letivo. Para participar do processo, os candidatos deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Atualmente, o sistema considera apenas a nota mais recente do Enem, mas é importante lembrar que para o Sisu 2026 haverá mudanças quanto ao uso das notas. Entenda a seguir.
Mudanças no Sisu 2026
Nesta edição, o edital traz ajustes quanto às considerações de entrada ao ensino superior. Os candidatos poderão utilizar, nesse processo, o resultado das últimas três notas obtidas no Enem – edição de 2023, 2024 e 2025.
A seleção irá considerar a nota da edição do Enem que resulte na melhor média, de acordo com a opção de curso do candidato. Essa avaliação vale apenas para aqueles alunos que tiraram nota maior que zero na redação e que não tenham sido treineiros.
Em caso de empate das médias analisadas pelo sistema de inscrição, será considerada a edição em que o aluno obteve maior nota em uma das disciplinas de maior prioridade para o curso.
Cronograma oficial
- Inscrições: 19 a 23 de Janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de Janeiro
- Matrícula da chamada regular: 02 de Fevereiro
- Participação em lista de espera: 29 de Janeiro a 02 de Fevereiro
- Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de Fevereiro
📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM













