publicidade

MEC divulga Painel do Enem 2025

Compartilhar:

Plataforma interativa do Inep apresenta os principais recortes sobre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhar:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (30) o painel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o painel, ao todo são 4.811.338 inscrições confirmadas. Além disso, o painel também traz critérios de gênero, cor/raça e faixa etária. A divulgação foi feita por meio do site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A ferramenta possibilita, ainda, a aplicação e a sobreposição de filtros. Na aba “Geral”, ao clicar sobre cada uma das barras que trazem as inscrições confirmadas dos estados, o usuário verá as demais informações segmentadas por unidade federativa. 

De acordo com os dados do painel, o estado de São Paulo lidera o ranking de inscrições confirmadas no Enem 2025, com um total de 751.648 participantes. Na sequência, aparecem Minas Gerais, com 464.994 inscritos, e a Bahia, com 428.019. Esses números refletem não apenas o tamanho populacional desses estados, mas também a forte adesão dos estudantes à principal porta de acesso ao ensino superior no país.

Por outro lado, os estados com o menor número de inscrições foram Roraima, com 14.162 confirmados, seguido do Acre, com 28.962, e do Amapá, com 33.193 participantes, dados que refletem também a distribuição populacional e as especificidades regionais em relação ao acesso e à procura pelo exame.

Confira as UF com mais registros

Confira as UF com menos registros

Mulheres são maioria

Na edição deste ano, as mulheres representam a maioria dos inscritos, totalizando 2.889.851 candidatas, o que equivale a 60,06% das inscrições confirmadas. Em contrapartida, os homens somam 1.921.487 inscritos, correspondendo a 39,94% do total. Esses dados evidenciam uma participação feminina significativamente maior no exame.

Além disso, entre todos os participantes, 1.811.524 estão atualmente concluindo o ensino médio, o que reforça o caráter de porta de entrada para o ensino superior que o exame continua a exercer entre os jovens em fase de transição escolar.

Continue lendo:

Pela 1ª vez, mulheres lideram escolaridade no Brasil

Brasil terá 635 mil médicos em 2025: mulheres são maioria na área

Médicas lideram em número, mas ainda enfrentam barreira salarial; indica estudo

Maioria parda e destaque indígena

Ainda de acordo com o painel, no recorte por raça/cor, a maioria dos inscritos no Enem 2025 se autodeclarou parda, totalizando 2.146.184 candidatos. Em seguida, aparecem os participantes que se identificam como brancos, com 1.903.041 inscrições, e pretos, com 603.104. Esses dados evidenciam a expressiva participação da população negra e parda no exame, o que reforça a importância das políticas de inclusão no acesso ao ensino superior.

Já entre os povos indígenas, o número de inscritos chegou a 37.489, um dado que, embora represente uma parcela menor do total, tem grande relevância simbólica e social. A presença indígena no Enem reforça a busca por visibilidade, equidade e acesso à educação de qualidade para as comunidades originárias do país. 

Distribuição por faixa etária

No Enem 2025, as faixas etárias com o maior número de inscritos foram, respectivamente, a de 17 anos, com 1.113.718 participantes, seguida pela de 18 anos, que registrou 1.039.558 inscrições, e a de candidatos com 16 anos ou menos, somando 678.122 inscritos.

Já a faixa com menor número de inscritos é a de 60 anos ou mais, com 17.192 participantes. Porém, esse número representa um aumento significativo em relação ao ano passado, quando foram registrados 9.950 inscritos nessa faixa etária.

Enem 2025

O Enem 2025 aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. No entanto, nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em datas diferenciadas: 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025.

A realização da COP30, que acontecerá na capital paraense justamente durante o período originalmente previsto para a aplicação do exame, provocou impactos logísticos que tornaram necessária essa alteração.

Uma das novidades desta edição é que estudantes maiores de 18 anos poderão usar o exame como certificado de conclusão do ensino médio. Nesta edição, 98.558 inscritos optaram por essa modalidade. Para obter a certificação, porém, é necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e um mínimo de 500 pontos na redação.

Confira o cronograma atualizado do Enem 2025

Acesse e confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.