MEC publica edital do segundo semestre do Prouni 2024.2: início nesta terça

Karla Thyale Mota

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 16 de julho, no Diário Oficial da União (DOU), o edital para reabertura do processo seletivo do Prouni para o segundo semestre de 2024. De acordo com o Edital nº 22, de julho/2024, os candidatos terão até dia 26 deste mês para as inscrições no Prouni 2024.2.

Cronograma Prouni 2024.2

As inscrições para o Prouni 2024.2 iniciam na próxima terça, 23 e finalizam em 26 de julho. Ou seja, os candidatos interessados em participar do processo seletivo, terão apenas 4 (quatro dias) para realizarem a inscrição.

Além disso, de acordo com o edital, o programa contará com duas chamadas, a primeira lista com os pré-selecionados será divulgada em 31 de julho, enquanto a segunda será em 20 de agosto.

Os pré-selecionados na primeira lista, terão do dia 31 de julho até 14 de agosto para a entrega dos documentos. Candidatos pré-selecionados na segunda chamada, terão do dia 20 a 30 de agosto para entregar a documentação na instituição de ensino.

De acordo com o MEC, “a consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni em 18 de julho”.

Confira o calendário completo do Prouni 2024.2:

• Inscrição: de 23/07 até 26/07;
  • Resultado primeira chamada: 31/07;
  • Resultado segunda chamada: 20/08;
  • Comprovação das informações: de 31/07 a 14/08 (1ª chamada) e 20/08 a 30/08 (2ª chamada);
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10/09;
  • Resultado Lista de Espera: 13/09.

Os candidatos que pretendem realizar a inscrição no processo, poderão se inscrever até 26 de julho. Nesta edição do programa, serão ofertadas mais de 243 mil bolsas.

Quem pode participar do Prouni 2024.2?

Para se candidatar ao programa de bolsas de estudo, o candidato deve atender a determinados critérios. Confira abaixo quais são os requisitos:

• Ter participado da edição do Enem 2022 ou 2023;
  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 na redação do Enem;
  • Não ter participado do exame na condição de “treineiro”;
  • Atender aos critérios de renda socioeconômica.

Renda financeira

Além da realização do Enem, a participação no programa depende também da renda financeira do candidato. Ou seja, os interessados em participar do processo seletivo, não podem possuir renda que ultrapasse um salário mínimo e meio para bolsas integrais e até três salários mínimos para bolsas parciais, que cobrem 50% dos custos no ensino superior:

• Bolsa integral: renda per capita não pode ultrapassar um salário- mínimo e meio;
  • Bolsa parcial: renda per capita não pode ultrapassar três salários mínimos.

Durante a inscrição, o candidato deverá indicar as informações sobre renda financeira. No entanto, após a inscrição, essas informações deverão ser confirmadas com a entrega da documentação na instituição escolhida.

Veja também: Quais Faculdades privadas aceitam transferência externa para o curso de Medicina

Lista de espera

Caso não seja selecionado na primeira ou segunda chamada, é possível manifestar interesse em participar da Lista de Espera entre os dias 9 e 10 de setembro através do Sistema do Prouni (Sisprouni). Para acompanhar o resultado, basta acessar o mesmo portal a partir do dia 13 de setembro.

Prouni 2024.2

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais e integrais para ingresso em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O edital lançado para o segundo semestre de 2024 destina vagas em diversas instituições, proporcionando a oportunidade de iniciar no curso superior ainda este ano.

O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior, com o propósito de permitir que estudantes de baixa renda possam cursar a graduação em instituições privadas com custos reduzidos ou sem nenhum custo. Dessa maneira, oferta bolsas de estudos parciais que cobrem 50% do valor da mensalidade, enquanto as bolsas integrais cobrem 100%, proporcionando a oportunidade de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.

Para se candidatar, os interessados devem atender a critérios específicos de elegibilidade, que incluem a renda familiar per capita, o desempenho no ENEM, e a origem escolar, entre outros requisitos estipulados no edital.

Confira mais textos: