Médicas devem superar número de homens na medicina

Karla Thyale Mota

O número de mulheres na área médica tem crescido significativamente no Brasil. De acordo com a Demografia Médica do Brasil de 2024, a quantidade de profissionais mulheres atuantes na área médica tem se equiparado com o cenário masculino.

Atualmente, o Brasil conta com 287.457 médicas em atividade, enquanto o número de médicos homens é de 288. 473. Ou seja, cerca de 50,09% são homens. Em números, a diferença entre os dois gêneros é de apenas 1.016 profissionais, uma diferença de menos de 1%. Esse crescimento reflete o aumento constante da presença feminina nos cursos de graduação em medicina.

Cerca de 600 mil médicos estão em exercício no país. Para efeito de comparação, no ano 2000, o Brasil contava com aproximadamente 230 mil médicos. Esse número mais que dobrou nas últimas duas décadas, e as projeções indicam que, até 2035, cerca de 1 milhão de médicos estarão atuando no Brasil.

Jovens médicas têm superado médicos

Quando analisamos a faixa etária dos médicos atuantes, é possível observar que as médicas com até 29 anos já superam o número de profissionais masculinos. As mulheres são maioria tanto nas universidades quanto no exercício da profissão.

São 57.986 jovens brasileiras estudando ou atuando na medicina, enquanto os homens ocupam 37.755, seja em formação ou já em exercício.

Textos importantes para você:

Altas mensalidades freiam a formação de médicos no Brasil

Eleições CFM 2024: o que muda com a nova gestão?

Como funciona um plantão médico?

Indicado pela pesquisa demográfica, o número de médicos homens só ultrapassa o número de médicas a partir da faixa etária de 44 anos. Até os 49 anos, as mulheres predominam na profissão, um reflexo de uma mudança histórica em um campo que, por muito tempo, foi dominado por homens.

Acompanhando esse crescimento, espera-se que nos próximos anos, as mulheres superem definitivamente o número de homens na profissão médica. Assim, essa tendência já é evidente nas universidades, onde 60% dos ingressantes nos cursos de Medicina são mulheres.

Desigualdade de gênero ainda persiste

Dados da Demografia Médica de 2023.

Mesmo desempenhando as mesmas atividades, as médicas ainda enfrentam uma barreira significativa em relação à remuneração. A disparidade salarial entre os gêneros chega a 64%. De acordo com a Demografia Médica, enquanto a remuneração média dos médicos homens é de de R$36.421, a das mulheres fica em torno de R$23.205.

Fique por dentro das principais notícias do mundo da Medicina: