Estudar Medicina em outro país tem sido o sonho de muitos brasileiros para conseguir realizar o desejo da graduação. Mas, o que diversos estudantes não sabem, é que é possível cursar Medicina no exterior com nota do Enem. Quer saber como? Continue a leitura e veja como ingressar no curso dos seus sonhos em outros países.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é uma parte fundamental do sistema acadêmica do Brasil — servindo para ingresso em diversas faculdades no Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mas o que muita gente se pergunta é se o Enem serve também como porta de entrada para universidades no exterior.
A resposta depende de cada instituição e de cada país. Universidades de ponta no exterior, por exemplo, costumam ter processos rigorosos de admissão em que o Enem não é levado em conta. Por outro lado, existem sim, excelentes instituições que já utilizam a nota do exame brasileiro em seus processos seletivos.
Medicina no exterior
Se você sonha em estudar Medicina no exterior, precisa, antes de tudo, encontrar qual é o melhor destino para você. Essa escolha pode ser mais difícil do que parece. Isso porque os cursos de medicina variam muito de um país para o outro.
O planejamento financeiro é importantíssimo porque o gasto não é apenas com a mensalidade, quando tiver, mas com moradia, alimentação, transporte, material didático entre outras despesas.
Leia também: Melhores países para estudar medicina no exterior
Conhecer bem a moeda local e fazer as conversões para a moeda brasileira dá uma boa estimativa de custos.
Muitos brasileiros optam por universidades em países vizinhos como Argentina, Bolívia e Paraguai porque as mensalidades são geralmente mais baratas do que no Brasil e o custo de vida também é mais acessível.
Se você optar por universidades americanas ou europeias, aí o custo fica muito mais alto e o processo de entrada é mais difícil e concorrido. Grande parte das universidades americanas, por exemplo, oferecem pós-graduação na área médica e não necessariamente na graduação.
Não basta fazer a graduação no exterior para exercer a Medicina no Brasil. Todos os médicos que obtiveram o diploma é um país estrangeiro devem fazer o Revalida para exercer a profissão. Aqui eu explico mais detalhes sobre essa prova.
Nota do Enem para cursar Medicina no exterior
O país onde o Enem é mais amplamente aceito como forma de ingresso é Portugal, devido a um acordo entre os governos.
Mais de 50 escolas superiores têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mas cada instituição portuguesa define as regras e os pesos para uso das notas. Infelizmente, nenhuma delas aceita mais a nota do exame para os cursos de Medicina.
No entanto, separamos uma relação com as 10 principais Universidades em que você pode cursar Medicina no exterior com a sua nota do ENEM.
Reino Unido
No Reino Unido, nação da Europa formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, 3 instituições aceitam a nota do Enem como forma de admissão para o curso de Medicina. Confira cada uma dessas instituições:
University of Glasgow
A University of Glasgow é uma instituição pública localizada na cidade de Glasgow, na Escócia. É considerada a quarta universidade mais antiga do país e é referência em cursos como Medicina, Enfermagem e Odontologia.
Para ingressar na instituição, o candidato pode utilizar a nota do Enem ou PAS. Além disso, a instituição também fornece bolsas de estudos, como a Bolsa de Excelência em Graduação, com desconto na mensalidade, ou o Fundo de bolsa Clark, para estudantes que buscam uma segunda graduação.
Acompanhe a página do Brasil na universidade.
Birkbeck University of London
Localizada em Londres, na Inglaterra, a Birkbeck University of London é uma instituição focada em pesquisa acadêmica. Os estudantes brasileiros que optarem estudar lá precisam passar pelo Programa Básico de Graduação (Undergraduate Foundation Programme – UFP) com duração de nove meses antes de ingressar na instituição, além de cumprir os requisitos de domínio da Língua Inglesa.
Nota da Universidade: Serão considerados para ingresso direto os candidatos que tenham concluído um ano de Bacharelato/Licenciado/Titular Profissional com nota 7,5/10. Os candidatos com o Diploma do International Baccalaureate (IB) ou A-levels serão considerados para admissão direta em nossos programas de graduação. Os requisitos do IB variam de 28 a 30, dependendo do curso.
Confira a página completa com os dados de ingresso de estudantes brasileiros no programa de graduação e pós na instituição.
University of Bristol
A University of Bristol é uma instituição pública localizada na cidade de Bristol, no Reino Unido. Considerada uma das melhores do país, cerca de 28% dos seus estudantes são internacionais. Para estudar na instituição, o estudante brasileiro necessita cursar ao menos 1 ano de graduação em qualquer uma instituição do Brasil. Além disso, também é necessário desembolsar cerca de £ 42.800 por ano.
Para auxiliar na mensalidade, a University of Bristol disponibiliza bolsas de estudos para os estudantes internacionais, como as bolsas Think Big.
Veja a página com informações do Brasil na instituição.
Irlanda
Universidade College Dublin
Na Irlanda, localizada no continente europeu, 1 instituição aceita a nota do Enem para o ingresso, a Universidade College Dublin. No entanto, o ingresso é para a Pós-graduação em Medicina, também realizado através da nota do Enem.
Confira as informações sobre admissão de estudantes brasileiros e outros cursos disponíveis no site da instituição.
Estados Unidos
New York University
Considerada uma das maiores universidades privas dos Estados Unidos, a New York University (NYU), está localizada na cidade de Nova York. Para estudar nesta instituição é necessário que o estudante envie, além do comprovante do Enem ou vestibular, precisará realizar um teste de qualificação da Língua Inglesa.
Confira todos os documentos a serem entregues e testes de admissão necessários para estudar na NYU.
Como estudar em uma dessas universidades?
Uma vez que cada universidade estabelece suas próprias regras para aceitar a nota do exame nacional, o ideal é ficar de olho nos sites das instituições de fora onde você deseja estudar, para não perder os prazos de aplicação e reunir a documentação necessária.
Você também deve ficar atento ao edital da Universidades brasileiras. É que em algumas, como na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, existem programas internos que permitem que estudantes de medicina consigam fazer parte do internato em Escolas Médicas de outros países.
Vale lembrar que entrar numa faculdade fora do Brasil pelo ENEM não é só questão de enviar a nota da prova brasileira e esperar a carta de aceite. O ENEM não muda outras exigências do processo seletivo, como comprovação de proficiência no idioma, envio de cartas (de recomendação, motivação, etc), entre outros documentos.
- As mensalidades de medicina mais baratas do Nordestepor Melhores Escolas Médicas
- Estudantes de Medicina na Argentina protestam contra reajustes nas mensalidadespor Karla Thyale Mota
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasilpor Leila Lima
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025por Melhores Escolas Médicas
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.