Qual é a melhor faculdade de medicina do Brasil?

Qual é a melhor faculdade de medicina do Brasil?

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão. Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada. Nesse sentido, você já parou para pensar sobre qual a melhor faculdade de Medicina do Brasil? O MEM responde foi em busca da resposta para você.

A função que o médico exerce na sociedade está diretamente ligada a ideia de que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de bem-estar em que a pessoa se encontra em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo sociais.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível.

Esses são alguns dos principais parâmetros avaliados tanto pelo Ministério da Educação quanto por organizações nacionais e internacionais em qualificações de Escolas Médicas em todo o país. Com base nas avaliações mais recentes, MEM identificou a melhor faculdade de Medicina do Brasil.

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou no final do ano passado o ranking das melhores universidades em quatro áreas do conhecimento, dentre elas Saúde. A USP é a 84ª melhor universidade do mundo – e a primeira do Brasil – na área da Saúde, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), classificadas na posição 251-300.

A USP também lidera o ranking da Folha de São Paulo, que nasceu com o objetivo de mensurar quais as melhores faculdades de medicina do país. A classificação abrange todas instituições de ensino como universidades, centros universitários e faculdades em cada um dos 40 cursos com mais ingressantes no país.

Melhor faculdade de Medicina do Brasil

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é a mais antiga do Brasil e também é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da América Latina.

O curso de Medicina tem 175 vagas anuais. O ingresso é feito de duas formas: pelo vestibular, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), e por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu).

A graduação da FMUSP está organizada em 12 semestres letivos de período integral, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e segue padrões internacionais de qualidade.

Além das atividades obrigatórias da graduação, os estudantes são estimulados a participar de pesquisas científicas, atividades de cuidado à saúde, projetos de extensão universitária e estágios em instituições de ensino de outros países.

Fuvest

O curso de Medicina da FMUSP foi o mais concorrido da Universidade de São Paulo na FUVEST deste ano, alcançou o número de 124,8 candidatos por vaga. O vestibular é dividido em duas etapas.

A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares.

A segunda fase é composta por dois dias de prova, com duração de 4 horas cada uma delas. O primeiro dia terá 10 questões de português e uma redação; o segundo terá 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.

A partir da prova da primeira fase, estabelece-se a nota de corte, ou seja, a nota do último convocado para a segunda etapa.

A segunda fase é composta de duas provas dissertativas, cada uma valendo 100 pontos. Na primeira prova, as questões de português e a redação valem, cada, 50 pontos. Cada questão pode receber pontuação de zero a cinco – o total dos pontos será convertido para a base decimal, assim como na primeira fase.

A nota final do candidato será a média aritmética simples das três provas (primeira fase + as duas provas da segunda fase).