Sabe quem pode fazer o Revalida?

quem pode fazer o Revalida

O Revalida é um programa do governo federal, gerido pelo Ministério da Educação, que subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. Neste post, a MEM Responde explica os requisitos que estabelecem quem pode fazer o Revalida.

A prova mais recente, a da edição de 2022/2, que ocorreu em agosto, teve mais de 90% de participação dos inscritos. Foram 7.682 candidatos ao todo, em ambos os turnos a abstenção ficou abaixo de 10%, o que só confirma que a procura pela revalidação ainda segue em alta. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Veja: Prós e contras de fazer Medicina no exterior

Em tese, todo candidato que pode fazer o Revalida também está apto a ser aprovado. No entanto, a complexidade da prova, assim como das etapas que o Exame Nacional estabelece – que vão desde análise de diploma até a prova prática –  acabam adiando a revalidação do diploma dos médicos brasileiros ou estrangeiros que fazem a graduação fora do país.

Quem pode fazer o Revalida?

Para obter a validação do diploma, que permite a atuação na rede de saúde brasileira, os profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos:

– Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
– Enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;
– Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
– Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil em 2016.

Anota essa obs importante: Para ter a inscrição confirmada no Revalida, é necessário somente o envio do diploma digitalizado, frente e verso, em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. Os demais documentos são entregues após a aprovação.

Isso porque, após a divulgação dos resultados finais da segunda etapa, o participante indicará em qual das universidades públicas que aderiram ao exame serão conduzidos os procedimentos de revalidação de seu diploma.

Como é feita a avaliação?

O processo avaliativo do Revalida é dividido em duas etapas eliminatórias, aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. Segundo o INEP, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

A aprovação nas duas etapas, para o Ministério da Educação, é a comprovação da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

Se liga só: Dos 8.022 candidatos inscritos na primeira etapa do Revalida 2022/1, apenas 627 foram aprovados, representando uma taxa de 7,82% de aprovação.

Já os aprovados na etapa 2022/2 estão aptos a se inscrever na segunda etapa desde o dia 10 de outubro. Quem passou na prova teórica e reprovou na parte prática das edições 2021 ou 2022/1 também poderá se inscrever. A aplicação das provas de habilidades clínicas do Revalida 2022/2 ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Por esse motivo, não deixe a sua preparação de lado.

Confira a lista de universidades que assinaram termo de adesão ao Revalida:

Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Taubaté
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Universidade Federal do Espirito Santo – (UFES)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Agora que você já sabe quem pode fazer o Revalida, que tal conhecer algumas Escolas Médicas estrangeiras que são boas opções para os brasileiros? Clica aqui.