O prêmio Nobel é uma premiação internacional concedida às descobertas que se destacaram e que promovem grande contribuição para a evolução da sociedade. O prêmio é dividido em seis categorias: medicina, física, química, literatura, paz e economia. Nesta segunda-feira foram anunciados os vencedores do prêmio Nobel de medicina. E o prêmio Nobel de medicina vai para…
David Julius e Ardem Patapoutian foram os vencedores da edição de 2021 graças a pesquisa de receptores de temperatura e toque no corpo humano. A pesquisa explica como o calor e o frio podem indicar doenças no corpo. Os canais identificados são relevantes para processos fisiológicos.
David Julius utilizou uma substância presente na pimenta malagueta, a capsaicina, para reconhecer os receptores de calor nas terminações nervosas da pele.
Ardem Patapoutian utilizou a pressão em células sensíveis para descobrir sensores que pudessem responder a estímulos mecânicos na pelo e nos órgãos internos.
Parece coisa de filme, né?
Quando tem mais de um vencedor, o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (equivalente a 6,1 milhões de reais) é dividido entre os vencedores.
“Essas descobertas revolucionárias lançaram atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos. Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente”, destacou a Academia ao entregar o prêmio aos vencedores.
Prêmio Nobel
O prêmio Nobel é uma premiação internacional organizada pela Academia Sueca. É dividida em seis categorias diferentes, medicina, física, química, literatura, paz e economia. A premiação é destinada à pesquisa, descobertas e contribuições que se destacam como relevantes para a humanidade. O prêmio Nobel de Medicina é sempre o primeiro a ser entregue.
Fonte: G1
Confira algumas coisinhas que podem te interessar:
Que tal falarmos de Financiamento Estudantil?
Capital ou interior? Qual o melhor local para se exercer a medicina?
FESAR disponibiliza 100 vagas de medicina com duas modalidades de ingresso