Enem 2021: peça já isenção na taxa de inscrição

Se você vai participar do Enem 2021 e não pode pagar pela taxa de inscrição é melhor prestar atenção neste texto pois, vim avisá-los que o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem já está disponível da Página do Participante.

Você pode fazer o pedido até o dia 28 de maio. Inclusive, caso tenha faltado na última edição da prova, também pode justificar a ausência durante esse mesmo prazo, até o dia 28.

O prazo é válido também para pessoas que faltaram na última edição da prova justificarem a ausência.

Peço a isenção e já faço a inscrição né isso?

NÃO. Calma aí que aqui é uma coisa por vez.

De acordo com edital publicado pelo Inep, a aprovação da justificativa de falta no Enem 2020 ou da solicitação de isenção de taxa de inscrição do Enem 2021 não garantem inscrição automática.

A inscrição acontecerá depois. Relaxa aí que quando estiver disponível a gente te conta.

OK, mas como saber se eu posso pedir a isenção?

– Se você estiver cursando o ultimo ano do ensino médio no ano de 2021 (#terceirão), em qualquer modalidade, em escola da rede pública;

– Ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ser bolsista integral na rede privada;

– Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

E como justificar a ausência?

Você vai precisar entrar na página do participante e anexar documentos (nos formatos PDF, PNG ou JPG com o tamanho máximo de 2MB) que comprovem o motivo da falta. Eles precisam estar datados e assinados.

Mas se liga porque não serão aceitos arquivos auto declaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Todo o processo deve ser feito exclusivamente na Página do Participante.

Resultado

O resultado do recurso de justificativa de ausência no Enem 2020 e/ou solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 estará disponível a partir do dia 25 de junho de 2021.

Para mais informações acesse o Edital e/ou leia as matérias abaixo, disponíveis no nosso portal.