Extensões do curso de medicina são destaques no ES

curso de medicina

Sabemos que se tem uma coisa que todo estudante do curso de medicina preza, é pela estrutura e métodos de ensino de uma boa escola médica. Nos últimos anos, essa tem sido a maior das preocupações das redes de ensino de saúde, porém uma delas se tornou destaque na região sul do país, no Espírito Santo.

A Emescam possui extensões para o curso de medicina com o intuito de potencializar os estudos do futuro médico, como por exemplo o Hospital Escola Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a Maternidade Escola Santa Casa de Misericórdia de Vitória – Unidade Pró-Matre, o Centro de Habilidades e Simulação Emescam – Vitória Grand Tech e a Clínica de Fisioterapia Escola.

Os hospitais escolas, também conhecidos como hospitais universitários ou centros de estudo de saúde, são espaços que oferecem atendimento gratuito ou com valores reduzidos para a comunidade. Isso é possível porque são os universitários que atendem ao público com a supervisão de um professor. Entre as áreas oferecidas estão clinica geral, psicologia, fonoaudiologia e odontologia.

Hospital Escola Santa Casa de Misericórdia de Vitória

É o braço essencial para a atuação da assistência a saúde no estado do Espirito Santo sendo um dos centros de especialidades mais completos do estado. É referência em várias especialidades e oferta uma estrutura capaz atender aos pacientes de forma horizonta

Maternidade Escola Santa Casa de Misericórdia de Vitória

A Maternidade Escola da Emescam é considerada uma maternidade preparada e equipada para receber partos de risco habitual. Se caracterizando como um hospital de porta aberta, ou seja, atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e também particulares.

Centro de Habilidades e Simulação Emescam

O centro é uma clínica com tecnologia de alto padrão e promove um método avançado de treinamento em situações que simulam a realidade. Tem por objetivo garantir o melhor atendimento ao paciente e ajudar no desenvolvimento de futuros profissionais da saúde e dos que já atuam no mercado, buscando minimizar os erros.

Clínica de Fisioterapia Escola

Destinada para atendimentos SUS e também sendo a clínica escola do curso de Fisioterapia da EMESCAM, a clínica atende diariamente os setores de Ortopedia, Neurologia Adulto e Infantil, Uroginecologia e Setor de Idosos.

As clínicas-escolas permitem que os estudantes tenham acesso à prática profissional com o auxílio de tutores experientes, contribuindo para a formação dos jovens médicos, que saem da universidade com grande experiência em diversas áreas, desenvolvendo lá também a ética de trabalho, pois, como os futuros profissionais trabalham diretamente com o público, vivenciam questões éticas e morais diariamente e assim adquirem confiança e experiência para tomar as melhores decisões fora da universidade.

Além disso, a escola médica Emescam teve destaque no programa de residência médica, que é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização.

A residência médica tem como características o seu embasado treino em serviço, com a carga horária de 2.880 horas/anual  e tem como objetivo formar profissionais competentes, aptos ao exercício de especialidades em diversas áreas da medicina e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

• Aprimoradas habilidades técnicas, raciocínio e capacidade de tomar decisões;
  • Atitudes adequadas que permitam valorizar a significação dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença;
  • Entendimento apropriado da profissão médica de forma a valorizar as ações de saúde de caráter preventivo;
  • Competência para promover a integração do médico em equipe multiprofissional para prestação de assistência aos pacientes;
  • Capacidade de aprendizagem independente e de participação em Programas de Educação Continuada;
  • Capacidade de crítica da atividade médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais.
  • Na obtenção do certificado de conclusão da Residência Médica está condicionada ao cumprimento integral da carga horária de treinamento em serviço e a aceitação comprovada de artigo científico para publicação em revista indexada.

Não só esses destaques em extensão você pode conferir aqui no nosso portal, que tal saber mais sobre a essa escola médica?

Conheça o curso de medicina da Emescam