Fórum Virtual de Pediatria: CFM promove debates

Fórum Virtual de Pediatria

O Conselho Federal de Medicina sempre promove discussões interessantes através de fóruns virtuais. Esses fóruns virtuais sempre debatem sobre temas relevantes da profissão medicina. O evento da vez é o II Fórum Virtual de Pediatria. O tema principal deste fórum será as repercussões da pandemia de Covid-19 na prática médica.

O evento irá ocorrer no dia 12 de AGOSTO, das 14h às 18h.

“Pediatras de todos os estados terão a oportunidade de debater a saúde do público infanto-juvenil nesse contexto de pandemia. Sabemos que os desafios impostos foram muitos e, a partir deste Fórum, pretendemos criar e ampliar grupos de trabalho para discussão e apresentação de alternativas para a atenção diferenciada à saúde de crianças e adolescentes”, adianta o coordenador da Câmara Técnica do CFM, Donizetti Giamberardino.

Contexto do evento

Um relatório divulgado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontou que uma a cada sete crianças e adolescentes (entre 10 e 19 anos) vivem com distúrbios mentais diagnosticados. Esse relatório também aponta que mais de 1,6 bilhão sofreram alguma perda de educação. “Para as crianças, o isolamento se traduz em perda da rotina reconfortante da escola, esportes, recreação, amigos e oportunidades de desenvolvimento social e emocional”, destaca o relatório The State of the World’s Children 2021: On my mind.

Pesquisa Científica: O amor é capaz de curar a osteoporose

Inscrições

Vocês já devem saber que os eventos do Conselho Federal de Medicina sempre rendem certificados… e com esse não é diferente. Para fazer a inscrição é só acessar ESSE LINK e preencher o formulário.

Programação do Fórum Virtual de Pediatria

Confira tudo que vai rolar durante as quatro horas do II Fórum Virtual de Pediatria:

14h00 às 14h05 – Abertura

14h05 às 16h00 – 1ª Mesa Redonda: Saúde Mental

• 14h10 – Impactos no Desenvolvimento Cognitivo da Criança e do Adolescente pela Pandemia de Covid-19
  • Expositor: Rodrigo Affonseca Bressan – médico psiquiatra e psicólogo

• 14h30 – Transtornos de Comportamento e Personalidade, Alterações do Sono na Pandemia e no Pós-pandemia
  • Expositor: Guilherme Vanoni Polanczyk – médico psiquiatra

• 14h50 – Ansiedade, depressão e ideação suicida: aumentaram?
  • Expositora: Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro – médica psiquiatra e integrante da Comissão de Atenção à Saúde Mental do Médico da Associação Brasileira de Psiquiatria

• 15h10 – Como cuidar da saúde mental da criança e do adolescente
  • Expositora: Luciana Rodrigues Silva – médica pediatra e vice-presidente da Associação Médica Brasileira

• 15h30 às 16h00 – Debates