Fies 2022: Informações devem ser enviadas até amanhã

Os candidatos pré-selecionados ao Fies 2022, Fundo de Financiamento Estudantil, deverão apresentar até amanhã, sexta-feira (19), a complementação das informações das inscrições pelo endereço eletrônico.

Nesta edição a ofertada é de 110.925 vagas para o Fies 2022. Entretanto, pelas regras do programa, todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. “Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, ocorre a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

A validação das informações é realizada diretamente na instituição de ensino superior pré-selecionada que informará sobre o meio a ser utilizado para receber a documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Sobre o FIES

Com certeza você já deve estar cansado de saber sobre o FIES e todos os passos que devem ser feitos para conseguir o financiamento, mas por aqui sempre vale a pena relembrar , não é?

• Verifique se você se encaixa nos requisitos para realizar a inscrição;
  • Acesse o site oficial do FIES entre os dias disponíveis e realize a inscrição;
  • Aguarde a liberação das listas de pré-selecionados;
  • Realize os procedimentos necessários após ser pré-selecionado;
  • Contrate o financiamento junto à instituição financeira.

Mas sempre existem duvidas sobre o processo, principalmente quando se trata do Fies para medicina. Lembrando que pode ser que o valor que o financiamento não financie possa acabar pesando no seu bolso.

Primeiramente, é importante lembrar que o FIES possui um teto de valor financiado por semestre. Esse valor gira em torno de R$53 mil reais (o equivalente a pouco mais de R$8 mil reais por mês).

Além desse valor mensal, é importante lembrar que as mensalidades que giram em torno de R$9 mil.

Em outras palavras, mesmo adquirindo a maior porcentagem de financiamento pelo FIES 2022, pode ser que ainda sobre um valor consideravelmente alto a ser pago todo mês à Instituição de Ensino. Portanto, pesquise e escolha bem a instituição ideal na hora de sua inscrição no programa.

Como funciona o Fies: Passo a passo no Youtube

Nem tudo também estará perdido, lembre que você pode adiar o pagamento das parcelas do financiamento, principalmente caso passe na residência e comece a receber como médico.

Confira algumas perguntas recorrentes sobre o financiamento:

Quando é lançada a lista de classificação? o que deve ser feito ao ser pré selecionado?

Os estudantes pré-selecionados nas vagas são divulgados em lista única, sendo essa divulgada no dia 16 de agosto, junto à lista de espera.

Caso você seja um pré-selecionado, deverá complementar a sua inscrição no site oficial do FIES entre os dias 17 e 19 de agosto (até às 23h59).

A partir de então, você deverá comparecer, em até 5 dias úteis  à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, um núcleo de toda faculdade parceira do Fies, responsável por conferir e validar a sua documentação, e também por iniciar o seu pedido de financiamento.

Após ter a documentação confirmada, você terá então 10 dias úteis para comparecer a um agente financeiro e, enfim, contratar o financiamento.

Não fui pré-selecionado mas fiquei na lista de espera, e agora?

Durante o período entre o dia 22 de agosto ao dia 22 de setembro será feita a liberação de novas listas de chamadas, respeitando a classificação na lista de espera. Portanto, fique atento, pois você poderá ser pré-selecionado.

Logo depois de pré-selecionado na lista de espera terá 3 dias úteis para complementar a sua inscrição no site oficial do FIES 2022. Após isso, o mesmo procedimento descrito acima junto à CPSA e ao agente financeiro deverá ser feito.

É necessário um fiador para contratar o financiamento? Até quanto de mensalidade o Fies 2022 cobre?

Sim, é necessário. Entretanto, há 3 casos em que não será necessário:

• Estudante com renda per capita bruta de até 1,5 salário mínimo (R$1.818).
  • Curso de licenciatura.
  • Se o candidato for um bolsista parcial do ProUni.

Por fim, para mais perguntas e informações sobre o Fies para medicina, confira aqui nossa aba do Fies no portal.