Mais de 30 meses para buscar ajuda contra a depressão

Compartilhar:

depressão

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Um estudo realizado pelo Instituto Ipsos solicitado pela empresa farmacêutica Janssen indicou que os brasileiros demoram cerca de 39 meses, em outras palavras, 3 anos e 3 meses para buscar ajuda contra a depressão. A pesquisa selecionou 800 pessoas com e sem relação com a doença.

De acordo com a pesquisa, vários fatores são responsáveis pela demora em buscar tratamento adequado, entre elas estão: Em primeiro lugar, a falta de consciência de se tratar de uma doença; Em segundo lugar a resistência; Em terceiro lugar, o medo do julgamento.

 

Uma matéria publicada pelo Instituto Ipsos aponta que o número de brasileiros que se dizem felizes caiu 18 pontos percentuais em 9 anos. Em 2013 os índices apontavam 81%, mas em 2022 esse número está na faixa de 63%. Ou seja, nesses ultimos anos o descontentamento cresceu consideravelmente.

 

Confira os paises em destaque na pesquisa:

 

 

No contexto mundial, os fatores indicadores de felicidade são: saúde física e bem-estar; saúde mental e bem-estar; e condições de vida (acesso à moradia, comida, água e saneamento básico), porém no contexto brasileiro alguns itens são preocupantes, como: “sentir-me no controle da minha vida” e , “sentir que minha vida tem sentido”, citados por 80% dos brasileiros entrevistados.

 

Uma notícia publicada pela MEDICINA S/A destaca a fala da professora de psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC Cintia de Azevedo Marques Périco.

“O agravamento dos sintomas, a diminuição da eficácia dos tratamentos, a perda de anos produtivos, o impacto econômico e a severa diminuição da produtividade, e ainda prejuízo em seu convívio familiar e social são consequências da doença. A depressão precisa ser levada à sério”, afirma Cíntia.

 

Sistema Prisional – Um problema que persiste

 

Depressão

“Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.”

-Drauzio-

 

“A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Segundo a OMS, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico.”

-Gov-

 

Como ajudar alguem com depressão? O Dr. Drauzio Varella explica em um video bem facil de entender:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?