MEC divulga calendário do Sisu, ProUni e FIES para o segundo semestre de 2023

calendário do Sisu

Aos estudantes que pretendem ingressar em uma universidade ainda este ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais com as datas de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos  (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2023. Confira o calendário do Sisu, Prouni e Fies nesse blog.

De acordo com o cronograma, as inscrições para o segundo semestre do Sisu serão abertas a partir de 19 a 22 de junho; para o ProUni, os candidatos podem se inscrever a partir de 27 de junho até o dia 30; e, aos candidatos que desejam ingressar através do Fies, o MEC abre o período de inscrições a partir de 4 a 7 de julho.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, através do endereço eletrônico Acesso Único ao Ensino Superior e selecionar o processo seletivo ao qual deseja ingressar. Para as inscrições, os candidatos devem acessar o portal com o e-mail cadastrado no gov.br.

Sisu

As inscrições para o Sisu 2023.2 estarão abertas a partir de 19 de junho até 22 deste mês e devem ser realizadas, exclusivamente, através do portal Acesso Único ao Ensino Superior na data divulgada. A chamada regular estará disponível a partir de 27 de junho e os candidatos devem realizar a matrícula no período de 29 a 04 de julho.

Quem não for selecionado na primeira chamada, pode ainda se inscrever na lista de espera, que estará disponível de 27 a 4 de julho. As instituições devem convocar os candidatos que ficaram em lista de espera a partir do dia 10 de julho.

Segundo o edital publicado pelo MEC, somente os candidatos que tenham participado da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a redação ou tenham feito a inscrição como “treineiro” poderão realizar a inscrição, conforme o edital publicado pelo MEC.

ProUni

Para o ProUni 2023.2, a consulta para as bolsas em instituições de ensino estarão disponíveis a partir de 26 de junho, o período de inscrições será aberto em 27 de junho e segue até o dia 30 através do portal eletrônico Acesso Único ao Ensino Superior/ProUni

Conforme o edital, o resultado da 1ª chamada estará disponível em 4 de julho e os candidatos devem comprovar as informações da 1ª chamada entre os dias 4 a 7 de julho.

O prazo para os candidatos participarem da lista de espera será nos dias 14 e 15 de agosto e o resultado será divulgado pelo MEC em 18 de agosto.

Fies

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial, o sistema para inscrição no Fies para as instituições privadas do país, estará disponível entre os dias 4 a 7 de julho e as inscrições devem ser realizadas através do portal Acesso Único ao Ensino Superior/Fies.

O resultado das inscrições será divulgado  em 11 de julho e, entre os dias 12 a 14 de julho, será a complementação dos pré-selecionados em chamada única. A convocação por meio da lista de espera será realizada do dia 18 de julho a 29 de agosto.

Segundo o edital, para participar do Fies 2023 no segundo semestre, o candidato deverá possuir renda per capita de até três salários mínimos, ter participado, ao menos, de uma das edições do Enem a partir da edição de 2010, com nota das provas superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, que não tenham zerado a redação ou participado como “treineiro”.