Tema da redação do Enem aborda saúde mental

Finalmente chegou o dia de conhecer o tema da redação do Enem 2021: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Um tema bastante delicado que abrange uma gama de conteúdos não só relacionados às doenças mentais, mas aos “estigmas” que essas doenças carregam.

A sociedade brasileira tem sido cada vez mais acometida por problemas de saúde mental, mas a tendência também é mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Brasil é o segundo com maior número de depressivos nas Américas, com 5,8% da população, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 5,9% de depressivos. A doença afeta 4,4% da população mundial O Brasil também é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

Vivemos um ano de 2020 atípico aonde vimos um crescimento expressivo de diagnósticos de doenças mentais agravadas pela pandemia da Covid-19. Quem nos acompanha no blog, pode aprofundar a leitura em 10 assuntos possíveis para a redação. Nenhum deles caiu, mas grande parte passou como temas transversais ao assunto saúde mental.

Questões que envolvem a pandemia da Covid-19, o feminicídio, o Homeschooling (com relação ao bullynig), o uso excessivo de redes sociais e internet, são temas importantes para se discutir como a saúde mental pode ser comprometida e os estigmas que marcam.

O tema exigiu dos participantes do Enem a análise de um tema bem contemporâneo e de extrema importância porque as doenças mentais, por falta de um maior conhecimento dos danos que podem causar, são muitas vezes tratadas de forma preconceituosa por parte da população desinformada.

Nesses tempos de fake news e pós-verdade toda reflexão baseada em fatos é bem vinda e boa parte dos temas que abordamos no blog foram, de certa forma, importantes para ajudar na argumentação de fatos sociais que desencadeiam doenças e transtornos mentais como ansiedade, pânico e depressão. Claro que fatores orgânicos e genéticos não podem ser negligenciados.

Se você nos acompanha no blog do MEM e fez o Enem, certamente, teve uma boa base de argumentação para tratar de um tema tão importante, delicado e que merece a atenção de toda a sociedade brasileira.