Onde estudar Medicina de graça?

Compartilhar:

estudar Medicina de graça

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para estudar Medicina no Brasil é preciso fazer um investimento considerável na graduação em uma Escola Médica. Mas esse não deve ser motivo para você abrir mão do seu sonho. Isso porque, neste post você vai entender onde estudar Medicina de graça. E não é pegadinha, tá? Segue a leitura.

É importante explicar que o valor mais elevado da graduação de Medicina ocorre porque as instituições de ensino precisam de uma estrutura complexa para garantir a qualidade da formação dos alunos e o acesso pleno aos recursos técnicos e didáticos mais avançados da área.

Ainda que existam diversas universidades públicas com ampla concorrência para o curso de Medicina, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar enquanto profissional médico.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Onde estudar Medicina de graça?

O principal meio de estudar Medicina de Graça no Brasil é estudar em uma Universidade Pública. Em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como a principal forma de acesso de estudantes ao Ensino Superior. Por outro lado, ainda há Instituições de Ensino que não usam a nota do exame como critério de seleção. 

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é a chance de não apenas conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade particular, mas também de conquistar uma vaga em uma escola médica. As bolsas podem ser integrais e parciais.

Leia mais sobre o Prouni: Caixa inicia processo de aditamento do Fies 2024/2

Na segunda edição do Prouni 2024, foram ofertadas 1.344 bolsas. Dentre elas, 1.206 foram para a modalidade integral e, 138, na modalidade parcial.

Para participar do programa é necessário obter, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina.

Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Por fim, também é possível ingressar em Escolas Médicas particulares que oferecem bolsas, integrais ou parciais, para quem alcança as primeiras colocações nos processos seletivos próprios.


Veja nossas últimas infromações:

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.