publicidade

Perdeu o Enem? Solicitação de reaplicação começa hoje (17)

Compartilhar:

Candidatos têm prazo para justificar ausência e garantir nova data de prova.

Compartilhar:

Atenção, candidatos! Começou nesta segunda-feira (17) o período para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Estudantes que perderam um ou dois dias têm até as 12h da próxima sexta-feira (21), horário de Brasília, para fazer a solicitação.

Essa é uma chance importante para quem, por motivos de saúde ou problemas logísticos, não conseguiu comparecer às provas regulares.

A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. No entanto, os participantes dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, têm um prazo diferenciado: poderão solicitar a reaplicação entre os dias 8 e 12 de dezembro, até o meio-dia.

Essa exceção ocorre devido à alteração no cronograma local, já que nessas cidades as provas do Enem serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Além disso, o Inep reforça que cada solicitação será analisada individualmente, sendo necessário comprovar o motivo da ausência. Portanto, reunir os documentos exigidos é uma etapa essencial para garantir a validade do pedido.

Como solicitar a reaplicação do Enem?

O processo de solicitação de reaplicação do Enem 2025 é totalmente online e deve ser feito por meio da Página do Participante. É por esse canal que o candidato informa o motivo da ausência, anexa documentos comprobatórios e acompanha o andamento do pedido.

Passo a passo para solicitar

  1. Acesse e faça login na Página do Participante.
  2. Selecione a opção “Reaplicação”.
  3. Informe o motivo da ausência.
  4. Anexe os documentos necessários para validar o pedido.
  5. Envie a solicitação e aguarde o resultado
Edição do Enem deste ano contou com quase 5 milhões de inscritos.

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem?

A reaplicação do Enem 2025 é um direito assegurado pelo edital aos candidatos que, por motivos de saúde ou problemas logísticos, não conseguiram realizar o exame nas datas oficiais.

De acordo com as regras publicadas pelo Inep, o participante diagnosticado com alguma doença infectocontagiosa na época da prova deve solicitar a reaplicação e apresentar o atestado médico correspondente. Entre as enfermidades contempladas estão:

  • Coqueluche
  • Covid-19
  • Difteria
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae
  • Doença meningocócica e outras meningites
  • Influenza humana A e B
  • Poliomiélite por poliovírus selvagem
  • Rubéola
  • Sarampo
  • Tuberculose
  • Varicela (catapora)
  • Varíola
  • Varíola dos macacos (monkeypox)

Problemas logísticos

Além das doenças, também podem solicitar a reaplicação aqueles que enfrentaram problemas logísticos no dia do exame.

São considerados contratempos como desastres naturais, falta de energia elétrica prolongada que inviabilize a prova pela ausência de luz natural, ou ainda falhas na execução do procedimento de aplicação, quando o exame não pôde ser concluído de maneira adequada.

Nessa categoria, os participantes de cidades atingidas por desastres naturais têm o direito automaticamente reconhecido. Conforme lembrou o ministro da Educação, Camilo Santana, os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que teve 90% de sua estrutura destruída por um tornado em 7 de novembro, terão reaplicação garantida. 

Enem 2025

Após o encerramento do segundo dia de provas, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o balanço oficial do Enem 2025, traçando um retrato detalhado da edição.

O exame contou com quase 5 milhões de inscritos, número expressivo que demonstra o alcance do Enem em todo o país.

Entretanto, o índice de abstenção permanece uma preocupação. Aproximadamente 30% dos participantes faltaram ao exame, considerando os dois domingos de aplicação. No primeiro dia, a taxa foi de 27%, mas o aumento no segundo domingo reforçou a tendência de crescimento das ausências em avaliações nacionais de grande porte.

Além disso, durante a aplicação, as equipes de fiscalização eliminaram 1,7 mil candidatos por descumprimento das regras, como uso de itens proibidos, saída antecipada da sala ou tentativas de comunicação irregular.


As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM.

Receba as notícias direto no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o mundo da Medicina, Educação e Saúde! Basta acessar a comunidade da MEM no Whatsapp.


Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.