‘O que você quer ser quando crescer?’ Essa é, sem dúvidas, uma das perguntas mais frequentes da nossa infância. E em muitos casos, o interesse pela profissão ou o ofício que a gente vai seguir na vida adulta começa a dar seus primeiros sinais. Se este é o seu caso e você não vê a hora de ingressar numa Escola Médica, fica ligado porque neste post eu vou explicar se pode fazer faculdade cursando o Ensino Médio em 2022.
Na verdade, meu caro medaholic, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por Lei para ingressar em um curso do Ensino Superior. No entanto, é necessário já ter concluído o Ensino Médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Isso quer dizer que ter menos de 18 anos, por exemplo, não é um impedimento para ingressar na universidade, desde que o estudante já tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio.
É comum ouvir dizer que é melhor ser aprovado no vestibular antes da conclusão do Ensino Médico. Porém, é importante considerar que ao terminar o ensino básico, você está mais preparado para lidar com a universidade. Por outro lado, cada indivíduo tem uma maneira de pensar e um ritmo de desenvolvimento.
Há alguns casos de alunos treineiros que tiveram êxito no Vestibular de Medicina, antes de ter concluído o Ensino Médio, e buscaram na Justiça o direito de ingressar mais cedo na Faculdade.
Mas, isso não significa que você deve desistir do seu sonho de se tornar médico, ainda que o mais recomendável não seja fazer faculdade cursando o Ensino Médio em 2022.
Jornada Médica
Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.
Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.
A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.
Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.
Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.
O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Aqui no Melhores Escolas Médicas você vai ficar por dentro de como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar. Ahh, e tudo no tempo certo, tá?! 😉