Finaliza nesta sexta-feira, 7, o prazo de inscrição para o segundo semestre de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos que desejam ingressar em uma universidade particular através do Fies podem realizar a inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Ministério da Educação (MEC), disponibiliza 77.867 vagas para as 1.265 instituições de ensino participantes. Para a inscrição, os candidatos devem atender a alguns critérios, como:
- Ter participado de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;
- Ter obtido média igual ou acima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
- Não ter realizado o exame sob condição de treineiro;
- Possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos.
Inscrição
Para a inscrição, que deve ser realizada exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, é necessário possuir uma conta gov.br. Acessando o Edital nº 8/2023, os candidatos podem acessar as informações necessárias para realizar o cadastro e concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelo MEC.
No ato da inscrição, portanto, o candidato deverá informar o Cadastro de Pessoa Física – CPF; e-mail válido; e os nomes dos membros do grupo familiar. Durante a inscrição, os candidatos também poderão informar, em ordem de prioridade, o curso, turno e local (a instituição de ensino).
Confira outros materiais que podem te ajudar:
Por que escolher uma escola de Medicina Particular?
Faculdades de medicina: Conheça as melhores em 2023
Cronograma
As inscrições para o segundo semestre de 2023 para o Fies iniciaram em 4 de julho. Confira abaixo o cronograma completo para o programa de financiamento:
- Inscrições: 4 a 7 de julho
- Pré-seleção da 1ª chamada: 11 de julho
- Prazo para complementar informações dos pré-selecionados: 12 a 14/07
- Pré-seleção da lista de espera: 18/07 a 29/08
O que é o Fies?
Criado em 12 de julho de 2001, através da Lei nº 10.260, é um programa de financiamento aos cursos superiores em instituições particulares no Brasil. Durante a graduação, os estudantes pagam apenas as taxas de multa do financiamento.
Os alunos contemplados com o Fies só iniciam o pagamento das parcelas financiadas apenas após finalizar o curso da graduação cursada. Segundo informações do Portal Fies, as parcelas são cobradas a partir do primeiro mês após a conclusão do curso e apenas se o usuário possuir renda.
O estudante que não tenha renda no momento previsto para início do pagamento não deve se preocupar, o prazo máximo para pagamento do financiamento estudantil é de até 14 anos.