Com o Enem 2025 se aproximando, a procrastinação nos estudos para o Enem tem se tornado um dos principais desafios enfrentados pelos candidatos. O excesso de matérias e a ansiedade gerada pela pressão do vestibular fazem muitos alunos adiarem a preparação, comprometendo o desempenho.
Além disso, segundo a Associação Americana de Psicologia (APA), a procrastinação está relacionada não apenas à má gestão do tempo, mas também ao medo de falhar, perfeccionismo e desgaste emocional. Por isso, é fundamental reconhecer os gatilhos e adotar estratégias que ajudem a superá-los.
Leia mais:
Inscrição do Fies 2025.2 termina hoje (18). Veja quem pode participar
Câmara aprova urgência para projeto que cria exame obrigatório para médicos
Veja abaixo 5 orientações que podem fazer a diferença na sua rotina:
1. Crie metas claras e evite a desorganização
Muitos estudantes começam o dia com a intenção de estudar, mas, por não terem um plano definido, acabam se perdendo. Portanto, evite metas vagas como “estudar matemática”. Em vez disso, prefira metas específicas, como: “resolver 10 questões de logaritmos em 40 minutos”. Assim, você reduz a ansiedade e melhora a produtividade.
2. Use pausas curtas para manter o foco
A técnica Pomodoro — 25 minutos de estudo seguidos por 5 minutos de pausa — é uma boa alternativa. Dessa forma, você mantém a concentração e evita o cansaço mental. Enquanto isso, evita o erro comum de tentar estudar por horas seguidas sem descanso.
3. Alterne métodos de aprendizado
Muitos caem na monotonia ao estudar sempre da mesma forma. No entanto, intercalar leitura, videoaulas, resumos e exercícios mantém o cérebro mais ativo. Isso facilita a assimilação de conteúdos e ajuda a combater a procrastinação nos estudos para o Enem.
4. Organize seu espaço e elimine distrações
Estudos mostram que tirar o celular da linha de visão pode aumentar a concentração em até 20%. Portanto, escolha um ambiente fixo e mantenha o espaço limpo e organizado. Assim, você entra mais facilmente no modo “foco”.
5. Tenha um plano de revisão semanal
Sem um planejamento, é comum sentir-se perdido. Dessa forma, revisar o que já foi estudado e o que ainda falta permite um controle maior da rotina. Em resumo, acompanhar seu progresso diminui a ansiedade e reduz a procrastinação nos estudos para o Enem.
Vencer a procrastinação nos estudos para o Enem pode parecer difícil no começo. No entanto, com organização, autoconhecimento e estratégias bem definidas, é possível manter o ritmo e se preparar com mais confiança.
Veja mais notícias:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan