publicidade

Projeto de Lei sugere que Sisu aceite mais de uma nota no Enem

Compartilhar:

Confira os detalhes da proposta que visa ampliar o ingresso no ensino superior.

Compartilhar:

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe mudanças no sistema de ingresso universitário. Por isso, a ideia é permitir que os candidatos utilizem, no Sisu, melhor nota Enem, escolhendo o melhor desempenho de edições anteriores do exame.

A proposta sugere que os participantes possam utilizar o melhor desempenho obtido nas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em contraste com a norma atual, que permite apenas o uso da nota mais recente do exame.

Com essa mudança, o PL na Câmara propõe que Sisu aceite melhor nota do Enem, o que pode beneficiar estudantes que não conseguiram boas notas na última edição, mas têm desempenho superior em exames anteriores.

O texto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que será responsável por avaliar o mérito da proposta.

Impactos do uso da melhor nota do Enem no Sisu

O conteúdo do projeto analisado na Câmara, um substitutivo apresentado pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR), busca ampliar as possibilidades de entrada nas instituições de ensino superior. O relator destacou essa ampliação em seu parecer, ressaltando a importância da flexibilização das regras.

“O aluno que não pretende ingressar na universidade imediatamente após finalizar o ensino médio, como ocorre com alguns jovens missionários, poderá prestar o Enem posteriormente e participar dos respectivos processos seletivos”, afirmou.

Caso receba parecer favorável da CCJ, a proposta será enviada diretamente ao Senado, sem a necessidade de votação no plenário da Câmara. Em seguida, seguirá para a sanção do presidente Lula.

Veja mais notícias:

Enem 2025: confira um cronograma básico de estudos

Comissão aprova proposta que altera processo seletivo do SiSu

Procrastinação nos estudos para o Enem: dicas de como evitar

Como funcionará o uso da Sisu melhor nota Enem

O projeto permite que o candidato escolha a melhor pontuação obtida em edições anteriores do Enem para concorrer a vagas no Sisu. Com isso, o estudante não ficará restrito à nota mais recente do exame, aumentando suas chances de ingresso em instituições públicas de ensino superior.

Como funciona o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a plataforma do governo federal que seleciona candidatos para instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Enem. A cada edição, os estudantes se inscrevem gratuitamente, escolhem cursos e concorrem a vagas de acordo com a nota obtida no exame e a classificação geral.

Confira outras notícias da MEM:

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.