Prouni 2024/2: último dia para entrega dos documentos da segunda etapa

Candidatos não pré-selecionados ainda podem manifestar interesse na Lista de Espera.

Karla Thyale Mota

Estudantes pré-aprovados na segunda chamada do Prouni 2024/2 têm até hoje, 4 de setembro, para entregar a documentação necessária às instituições de ensino superior. O prazo teve início em 23 de agosto para ingresso no segundo semestre de 2024.

De acordo com o Edital nº 22/2024, adocumentação pode ser realizada presencialmente ou por meio do portal da instituição escolhida na inscrição. Após o envio, as instituições devem fornecer um comprovante de recebimento da documentação.

Para conferir a lista de pré-selecionados, basta acessar o Portal Único de Acesso através deste link.

Lista de Espera Prouni 2024/2

Candidatos não selecionados nas duas primeiras etapas do programa podem concorrer à Lista de Espera. Portanto, o prazo para manifestar interesse na Lista de Espera estará aberto a partir de 11 de setembro.

De acordo com o edital, o resultado estará disponível a partir do dia 17 de setembro. Os convocados por meio da lista deverão comprovar suas informações nas instituições entre os dias 17 e 26 de setembro.

Quem pode participar do Prouni 2024/2?

Para participar do processo seletivo, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.

Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Além disso, o candidato dever realizado a edição mais recente do Enem com nota acima de 450 e sem ter zerado a redação; não possuir diploma de curso superior e ter estudado em escola pública durante o ensino médio.

Calendário do ProUni 2024

Confira, abaixo, as próximas datas do ProUni 2024 do segundo semestre:

• Manifestação de interesse na lista de espera: 11 e 12 de setembro.
    • Resultado da lista de espera: 17 de setembro.
    • Comprovação das informações dos pré-selecionados na lista de espera: 17 a 26 de setembro.

O Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Destinado a estudantes de baixa renda que não possuem diploma de nível superior, o Prouni considera a nota do Enem como critério de seleção.

Além disso, o programa também avalia a situação socioeconômica dos candidatos para a concessão das bolsas. Assim, o Prouni tem ampliado o acesso ao ensino superior, promovendo inclusão e oportunidades para milhares de estudantes em todo o país.