Neste final de semana, dias 14 e 15 de dezembro, os candidatos ao Revalida 2024 enfrentam a etapa prática do exame, a prova de Habilidades Clínicas. Foram mais de 4 mil inscrições para a realização da segunda etapa do Revalida 2024.2.
Os participantes devem aplicar conhecimentos clínicos, éticos e comunicativos ambulatoriais, passando por aspectos como o uso correto de equipamentos e habilidades interpessoais. Todos os candidatos que alcançarem a nota de corte do exame serão aprovados e seguem para validar o diploma na instituição de escolha. Para esta edição, a nota de corte é de 66,148 para 100 pontos no total.
As provas
A prova de Habilidades Clínicas consiste em um circuito de estações práticas, onde os candidatos demonstram competências médicas em cenários simulados. Cada estação reproduz situações reais do cotidianos médico, como atendimento a pacientes, diagnóstico e execução de procedimentos.
Composta por 10 estações, 5 aplicadas no primeiro dia e 5 no segundo dia, cada questões tem duração de 10 minutos. Os candidatos enfrentam desde desafios de atendimento em urgência e emergência até consultas ambulatoriais, como uso correto de equipamentos e habilidades interpessoais.
- Veja os conteúdos cobrados nas provas do Revalida:
Revalida: saiba tudo sobre a prova de validação do diploma médico
Inep alerta sobre segundo dia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), respondável pelo exame, reforça que a aprovação nesta etapa é decisiva para a revalidação do diploma médico, que permite ao profissional exercer legalmente a medicina no Brasil.
Participantes do Revalida consideram a segunda etapa como a mais desafiadora. Em 2022, o exame registrou a menor taxa de aprovação desde sua implementação em 2011. Apenas 3,75% dos candidatos passaram, enquanto cerca de 96% não conseguiram aprovação.
Sobre o Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) permite a revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior, garantindo que o profissional possa ecercer a medicina no Brasil.
Dividido em duas etapas, a prova avalia conhecimentos teóricos e práticos por meio de questões objetivas e a Prova de Habilidades Clínicas, que simula situações reais da prática médica.