publicidade

Provas do Enamed 2025 acontecem em 19 de outubro: entenda como será a prova

Compartilhar:

Saiba tudo sobre a prova do Enamed 2025, com data, formato e dicas para os mais de 96 mil participantes de todo o Brasil.

Compartilhar:

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 tem sua prova com data marcada para 19 de outubro e reunirá mais de 96 mil participantes de todo o Brasil.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame visa avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de medicina, com impacto direto na seleção para programas de residência médica de acesso direto e na formulação de políticas públicas para a formação médica.A prova será aplicada simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília, com o início da avaliação marcado para as 13h30. A duração total do exame é de cinco horas, com término previsto para as 18h30.

O INEP reocmenda que os candidatos cheguem ao local pelo menos uma hora antes da abertura dos portões para evitar contratempos. As cidades e locais de prova foram definidos no momento da inscrição e estão disponíveis para consulta no Cartão de Confirmação, acessível pelo Sistema ENAMED.

Formato e conteúdo da prova

A primeira edição do Enamed 2025 terá 100 questões objetivas de múltipla escolha, seguindo o modelo ABDC, distribuídas igualmente em cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, e Medicina de Família e Comunidade.

O exame inclui cenários que se articulam com os diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a atenção primária e secundária, além de urgência, emergência, cuidados paliativos e estruturas ambulatoriais e hospitalares de menor complexidade. Assim, conecta teoria e prática médica com a realidade do sistema público brasileiro.

Competências além do conteúdo técnico

O edital do Enamed prevê a avaliação de competências que ultrapassam o conhecimento específico da medicina. Temas sociais, culturais e econômicos do Brasil e do mundo serão incorporados, fazendo com que os futuros médicos demonstrem conhecimento integral da profissão em seu contexto social.

Com reta final, a atenção deve ser reforçada na análise do edital. – Foto: Portal Gov.br

Leia também:

Inep divulga cartilha da redação do Enem 2025

Inscritos no Enamed 2025 já podem conferir local de prova

Além da prova teórica, os candidatos responderão a questionários complementares: o Questionário de Percepção da Prova, voltado à avaliação do exame; o Questionário do Estudante Concludente, alinhado ao Enade; e o Questionário Contextual, direcionado aos demais participantes, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de avaliação.

Inscrição e obrigatoriedade

As inscrições para o Enamed 2025 foram realizadas de 7 a 18 de julho exclusivamente pelo Sistema ENAMED. A participação é obrigatória para os estudantes inscritos como concluintes de medicina no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. Para outros interessados ​​que desejam utilizar o resultado para seleção em residência médica, a participação é facultativa, cabendo a esses critérios específicos no edital.

O Enamed 2025 marca o início de uma avaliação anual unificada para os cursos de medicina no Brasil, com um exame estruturado para refletir as demandas reais do sistema de saúde e a formação dos futuros profissionais.

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.