A décima segunda edição do QS World University Rankings by Subject , lançada hoje por analistas internacionais de educação superior, vê a Harvard University como a melhor Escola de Medicina do mundo por suas disciplinas.
Seis critérios são considerados para a classificação das melhores universidades do mundo: Reputação acadêmica, Reputação por parte do empregador, Citações de pesquisa por artigo, Produtividade e impacto das publicações.
Melhor Escola de Medicina do mundo
Em medicina, Harvard obteve a maior pontuação geral, com 99.4. Assim, a instituição tem sido considerada a melhor Escola de medicina do mundo.
Fundada em 1636, em Cambridge, Massachusetts, a universidade é a mais antiga e prestigiada instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Apesar de bastante seletiva, entrar nessa universidade não é impossível.
Sinônimo mundial de qualidade acadêmica, Harvard já formou cerca de 157 ganhadores do prêmio Nobel.
O processo de seleção de Harvard é igual ao da maioria das universidades norte-americanas e envolve a realização de testes padronizados (SAT ou ACT), e de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações).
Para estrangeiros, Harvard mantém uma política de admissão um pouco mais amigável se comparada à outras instituições, no entanto, o processo ainda se mantém com alto nível de dificuldade, além do alto custo financeiro.
Os profissionais em início de carreira formados em Havard ganham US$ 85,6 mil por ano e os especialistas que já se formaram há alguns anos recebem US$ 157,4 mil. Afinal, estamos falando da melhor Escola de Medicina do mundo.
Desempenho do Brasil
O Brasil está mais bem representado apenas no ranking de Medicina da QS (21 universidades brasileiras incluídas). Conheça a faculdade de Medicina brasileira que teve o melhor desempenho no ranking.
Com 268 programas de 32 instituições classificados no ranking de cursos deste ano, o Brasil é o 15º país mais representado no mundo. Em termos de programas listados entre os 100 melhores, o país ocupa a 21ª posição global, com base em 51 programas em sete instituições.
Medicina no Brasil
Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.
Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.
A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.
Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.
Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.
O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Quer conferir quais vestibulares de medicina estão com inscrições abertas? Clica aqui.
Após a aprovação, o medaholic precisa realizar a matrícula na Escola Médica e aí a jornada continua para cumprir a grade curricular de 6 anos de estudo. A formação final é a área generalista, o chamado clínico geral.
O curso tem a fase do internato em que o futuro médico tem maior contato com a prática hospitalar. As residências também fazem parte da formação e das especializações escolhidas. O período de duração de cada uma delas varia de acordo com a área escolhida pelo medaholic.
Viu como existem boas oportunidades para conquistar uma vaga em uma Escola Médica? Continue acompanhando o nosso conteúdo pelas redes sociais.
Fique por dentro de tudo no nosso Grupo no Telegram.
Uma resposta
Harvard ?