vaO Revalida 2023 é um programa do governo federal, gerido pelo Ministério da Educação, que subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.
A princípio, a prova mais recente, a da edição de 2022/2, que ocorreu em agosto, contou com mais de 90% de participação dos estudantes. Foram 7.682 candidatos ao todo, em ambos os turnos a abstenção ficou abaixo de 10%, o que só confirma que a procura pela revalidação ainda segue em alta. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Veja: Prós e contras de fazer Medicina no exterior
Em tese, todo candidato que pode fazer o Revalida também está apto a ser aprovado. No entanto, a complexidade da prova, assim como das etapas que o Exame Nacional estabelece – que vão desde a análise de diploma até a prova prática – acabam adiando a revalidação do diploma dos médicos brasileiros ou estrangeiros que fazem a graduação fora do país.
Alterações no edital do Revalida 2023
Em alteração oficial, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira concedeu algumas modificações no edital atual do Revalida 2023, sendo ela a seguinte:
Será considerado aprovado na 1ª etapa do Revalida 2023/1 o participante que alcançar, no mínimo, 96,635 dos 150 pontos, conforme pontuação máxima definida. Essa contagem corresponde à soma dos pontos obtidos nas provas objetiva (P1) e discursiva (P2), não havendo possibilidade de equivalência percentual ou arredondamentos.
Contudo, o resto se mantém igual, sem nenhuma alteração.
Tudo sobre o Revalida
Avaliação processual
O processo avaliativo do Revalida se divide em duas etapas eliminatórias, aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. Segundo o INEP, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.
A aprovação nas duas etapas, para o Ministério da Educação, é a comprovação da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, da mesma forma que o de emergência e comunitária. Com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Se liga só: Dos 8.022 candidatos inscritos na primeira etapa do Revalida 2022/1, apenas 627 passaram na prova, o que representa uma taxa de 7,82% de aprovação.
Já os aprovados na etapa 2022/2 estão aptos a se inscrever na segunda etapa desde o dia 10 de outubro. Quem passou na prova teórica e reprovou na parte prática das edições 2021 ou 2022/1 também poderá se inscrever. A aplicação das provas de habilidades clínicas do Revalida 2022/2 ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Por esse motivo, não deixe a sua preparação de lado.
Agora que você já tem uma noção maior sobre como acontece o revalida com seus processos de avaliação, é só ficar de olho na prova!