Revalida 2024.1: provas da segunda etapa acontecem neste fim de semana

Karla Thyale Mota

Acontece neste fim de semana, dias 20 e 21 de julho, as provas da segunda etapa do Revalida 2024.1. O exame, realizado pelo INEP, tem como objetivo a revalidação do diploma de profissionais médicos graduados no exterior.

Nesta fase, serão avaliadas as habilidades clínicas de cada candidato. Antes da prova prática, os participantes enfrentaram provas objetivas e discursivas na etapa 1 do exame. De acordo com o portal Agência Gov, a nota de corte da primeira etapa do Revalida foi de 91,96 pontos. No entanto, para a aprovação na segunda etapa, os candidatos precisaram obter, no mínimo, 64,277 pontos de um total de 100.

Etapa 2 Revalida 2024.1

A segunda etapa do Revalida 2024 consiste em uma avaliação prática com o objetivo de testar as habilidades clínicas e a capacidade de cada candidato em se comunicar com o paciente, ter raciocínio clínico e a aptidão a tomar decisões durante os atendimentos.

De acordo com o edital Nº 60, de 23 de maio de 2024, a prova de habilidades clínicas é composta por um conjunto de 10 estações, 5 no primeiro dia e 5 no segundo dia. Cada estação simula um cenário clínico realista, onde o candidato deve demonstrar suas competências. Portanto, a prova é cronometrada e supervisionada por avaliadores que pontuam o desempenho do candidato com base em critérios específicos.

As questões envolvem assuntos específicos de cinco grandes áreas da medicina. São elas:

• Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina da Família e Comunidade – Saúde Coletiva.

Datas da prova do Revalida 2024.1

A aplicação da prova prática do Revalida 2024.1 acontecerá nos dias 20 e 21 de julho. No entanto, os horários de prova são diferentes. Portanto, é necessário ter atenção para não perder a hora. Confira abaixo os horários de abertura dos portões e aplicação das provas:

Dia 1 (20/07)

• Abertura dos portões: 11h
  • Horário da prova: 12h

Dia 2 (21/07)

• Abertura dos portões: 15h
  • Horário da prova: 16h

Locais de prova

As informações de locais de prova, número de inscrição, tratamento pelo Nome Social e Atendimento Especializado, constam no cartão de confirmação através do Sistema do Revalida. Apesar de não ser obrigatório, o INEP recomenda levar o cartão de confirmação para acessar essas informações na entrada do local da prova.

Além disso, de acordo com informações do edital, é necessário que cada candidato leve seu próprio jaleco, preferencialmente de cor branca.

Cronograma

O processo seletivo do Revalida ainda tem algumas etapas a acontecer. Portanto, confira as próximas datas do Revalida:

• Provas: 20 e 21/07/2024;
  • Divulgação versões preliminares: 24/07/2024;
  • Recursos versões preliminares: 24 a 30/08/2024;
  • Resultado dos recursos: 18/09/2024;
  • Divulgação versões definitivas: 20/09/2024;
  • Divulgação resultado preliminar: 20/09/2024;
  • Recursos resultado preliminar: 24 a 27/09/2024;
  • Resultado dos recursos:24/10/2024;
  • Divulgação do resultado final: 31/10/2024.

Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) visa assegurar que médicos formados no exterior possuem habilidades e conhecimentos compatíveis com a prática médica no Brasil.

Criado em 2011, o Revalida é um pré-requisito essencial para a atuação desses profissionais no país, com o intuito de reconhecer os diplomas que desejam exercer a medicina no país.

Veja mais sobre processos seletivos para medicina: