O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta última sexta-feira (9), o resultado definitivo da prova objetiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira – Revalida 2025/1. Os participantes podem conferir o resultado no Sistema Revalida.
Além disso, quem realizou a prova pode conferir no sistema os pareceres dos recursos interpostos da prova objetiva (P1). Também estão disponíveis as notas provisórias das provas discursivas (P2), bem como o padrão de respostas definitivo. O período para interposição de recursos começa nesta segunda-feira (12) e termina na quinta-feira (15).
O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 3 de junho, após a análise dos recursos.
Segunda etapa: Prova prática
Os estudantes aprovados na primeira fase são encaminhados para a realização da segunda etapa. Esta fase consiste em uma avaliação prática, na qual os candidatos são testados em atividades relacionadas à prática médica.
Nesta fase, os candidatos devem realizar 10 anamneses, com o objetivo de diagnosticar pacientes com diferentes sintomas. Essa etapa é a mais desafiadora, resultando no maior número de reprovações devido à complexidade do exame.
Durante essa etapa, os examinadores avaliam diversas habilidades, como a comunicação com o paciente, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões adequadas durante os atendimentos.
Confira todas as provas do Revalida no Portal Inep.
Saiba como se preparar para a prova prática
Para a prova prática, é fundamental o exercício de anamneses. Por ser uma prova de habilidades clínicas, a segunda etapa exige do candidato uma boa comunicação e raciocínio clínico. Confira algumas dicas que podem te ajudar:
- Treinamento de habilidades clínicas: Em primeiro lugar, é fundamental treinar técnicas como exame físico, interpretação de exames, realização de diagnósticos e habilidades de comunicação com o paciente.
- Simulações: Participar de simulações com manequins ou atores que representem pacientes ajuda a recriar a pressão do ambiente clínico.
- Controle emocional: A prática envolve não só conhecimento técnico, mas também habilidade de lidar com a pressão. Ou seja, ser ágil nas tomadas de decisão e manter a calma.
Por que a taxa de aprovação do Revalida é tão baixa?
A cada ano, o nível de dificuldade do Revalida aumenta. Uma das grandes preocupações do estudante é com a prova prática. Além do alto valor, a taxa de reprovação é altíssima.
Na edição 2023/2 do Revalida, 8.414 candidatos se inscreveram no processo seletivo. Destes, apenas 1.070 tiveram aprovação para a segunda etapa. A fase final contou com 1.586 inscritos, mas apenas 169 obtiveram aprovação.
Um dos fatores para essa alta taxa de reprovação é que o exame é extremamente rigoroso e abrange um amplo espectro de conhecimentos médicos, exigindo que os candidatos demonstrem um domínio completo das competências exigidas no Brasil.
Além disso, muitos candidatos que se formaram no exterior enfrentam dificuldades por não estarem familiarizados com as diretrizes específicas do sistema de saúde brasileiro e suas particularidades regionais. O formato do exame, dividido entre uma prova teórica e uma prática, também é desafiador, o que aumenta o nível de exigência para aprovação.
Continue lendo:
Revalida: saiba tudo sobre a prova de validação do diploma médico
Confira as últimas notícias sobre o mundo da Medicina:
- Revalida 2025/1: Confira o resultado definitivo da prova objetivapor Alex Lucas Silva
- Inspirada pela filha, mãe decide fazer vestibular de Medicina aos 48 anospor Cleiton Alberto
- Mãe desafia a medicina e protagoniza milagre pós-partopor Danylo Rodrigues
- USP-RP atualiza currículo da Residência em Medicina de Famíliapor Stephanie Freitas