Existem pessoas que estabelecem rotinas só para alguns eventos específicos da vida, outras que se sentem perdidas e não funcionam de jeito nenhum sem uma rotina, e existem as que não conseguem manter nenhum tipo de rotina e acabam se perdendo totalmente nelas, como eu. É possível criar rotina (ou não) para tudo na vida, mas vamos focar na rotina de estudos.
Você já deve ter ouvido algum estudante de concurso ou vestibular falar sobre a rotina de estudos deles. Mas porque será que elaborar e seguir uma rotina bem estabelecida é tão importante para quem deseja ter bons resultados no processo de aprendizagem? Vamos por partes.
-
O que é uma rotina de estudos?
Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora.
Essa é uma rotina básica que seguimos quase que mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil.
-
Qual a importância de uma rotina de estudos?
A rotina de estudos funciona como uma espécie de mapa que funciona como um passo a passo, um guia para o estudante seguir e organizar seus estudos sem se perder. Além disso, permite que o estudante crie a sua própria autonomia e aprenda a conciliar os acontecimentos e obrigações do seu dia a dia, com os estudos.
A prática de estudar começa a se tornar um hábito e, quando a rotina é organizada de forma saudável, o estudante consegue absorver os conteúdos com mais eficiência, sem sobrecarga.
Aqui vai uma lista que eu sei que vocês gostam:
- Ajuda a ter foco
- Aumenta a autoconfiança e autonomia
- Amplia a capacidade de concentração
- Eleva a produtividade e desempenho
- Evita a sobrecarga
BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!
-
A melhor rotina para passar no vestibular de Medicina
Eu sei que você já deve ter ouvido falar em rotinas milagrosas para passar em Medicina, mas a verdade é que nem sempre a rotina que serviu para uma pessoa vai servir para outra. É algo muito pessoal, que precisa ser ajustada de acordo com as particularidades de cada um.
Por exemplo, existem pessoas que se concentram melhor à noite e outros pela manhã. Além disso, também há variação no ambiente em que vivem e no método de aprendizagem que funciona para cada um.
Por isso é extremamente importante que o estudante se conheça. Conheça como seu cérebro e seu corpo funcionam e, caso não queira criar uma rotina do zero (que é complicado mas não impossível), pode adaptar algumas outras rotinas já prontas para a realidade dele.
Além disso, falando sobre organização de conteúdos, há uma certa variedade quando se trata de vestibular. Pois o estudante precisa saber os conhecimentos exigidos em cada instituição. Então não adianta querer estudar várias coisas e esquecer dos assuntos que o vestibular que você vai prestar pede.
No nosso site temos planners diversificados, pensados cuidadosamente para a identificação com o máximo de vestibulares e pessoas possíveis. Você pode começar a criar a sua própria rotina através deles.
-
Rotina de estudos para a faculdade
Agora o papo é com o mediciner aprovado. Se você achava que o difícil era só passar no vestibular, preciso te dizer que o curso é tão ou mais complicado. Isso porque o curso de Medicina é o mais longo e com maior quantidade de conteúdo. Por isso, a rotina de estudos segue sendo indispensável.
Aqui vai mais uma lista:
- Crie a sua rotina de acordo com a sua matriz de estudos;
- Avalie as matérias que você tem mais dificuldade e que exigem mais tempo e concentração;
- Organize-se para as revisões e nunca deixe acumular matéria até o dia da prova;