Saiba o que é o Enamed: novo exame do MEC para avaliar formação médica

Compartilhar:

Escrito por:

Cleiton Alberto

O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar um novo exame nacional voltado para a avaliação da qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A prova, batizada de Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), também poderá ser usada como critério de seleção para programas de residência médica, oferecendo uma alternativa unificada ao atual processo seletivo.

A previsão é que o Enamed seja aplicado em outubro, com os resultados divulgados no início de dezembro. O exame vai avaliar o desempenho de cerca de 42 mil estudantes que estão finalizando a graduação em medicina, além de médicos já formados interessados em concorrer a vagas em residências médicas pelo Enare (Exame Nacional de Residência Médica).

Desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enamed seguirá as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina e terá 100 questões objetivas, cobrindo áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva.

O objetivo do governo é tanto medir a qualidade do ensino médico oferecido pelos cerca de 300 cursos espalhados por 200 cidades brasileiras, quanto oferecer uma ferramenta mais ampla para seleção de candidatos à residência. Atualmente, o Enare já responde por aproximadamente 25% das vagas de residência no país.

Leia mais:

MEC lança Enamed, exame único para avaliar formação médica

Cronograma e inscrições

As instituições de ensino ficarão responsáveis pela inscrição dos alunos concluintes, o que será feito entre maio e junho, por meio do Enade. Já os médicos formados que quiserem utilizar a prova no processo de seleção do Enare poderão se inscrever individualmente a partir de julho.

Expansão futura

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, está em estudo a criação de uma segunda etapa do Enamed, voltada para avaliar estudantes que ainda estão no meio da graduação. No entanto, essa etapa ainda não tem data definida para ser implementada.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a medida é essencial para garantir a qualidade da formação médica. Para ele, a falta de uma fiscalização mais rígida contribui para a existência de cursos com ensino deficiente, que continuam funcionando sem oferecer uma formação adequada.

Residência médica pelo Enare

O Enare, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), centraliza parte do processo de seleção para residência médica no país. Em 2024, mais de 56 mil candidatos disputaram cerca de 8,8 mil vagas em 1,7 mil programas, oferecidos por 162 instituições públicas e privadas.

Com a criação do Enamed, a expectativa é que o número de instituições que adotem o Enare aumente. Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a tendência é que órgãos estaduais e municipais, como as secretarias de saúde de São Paulo, passem a aderir ao modelo federal ainda este ano.

Confira as últimas notícias sobre o mundo da Medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.