Medicina na prática: habilidades cirúrgicas e emergenciais

habilidades cirúrgicas

Os laboratórios acadêmicos equivalem a boa parte da bagagem didática do curso de medicina. Através das aulas laboratoriais é possível entender mais do cotidiano do profissional de medicina e como exercer na prática os fundamentos médicos que a profissão exige.

O texto de hoje trata dos laboratórios de habilidades cirúrgicas e habilidades  emergenciais. Se você deseja cursar medicina , ou até mesmo já está no curso, preste bastante atenção e anote tudinho que esse artigo vai tirar as dúvidas que você pode ter. Vamos lá?

O campo laboratorial do curso de medicina é extenso e abrange várias áreas da saúde, por isso você vai encontrar mais textos sobre laboratórios aqui no nosso portal. Não deixe de conferir… tem muita coisa boa.

Habilidades Cirúrgicas

Procedimentos cirúrgicos muitas vezes são como holofotes para aqueles que desejam cursar medicina. Muitos alunos entram no curso achando que vão participar de alguma temporada de Greys Anatomy ou Dr. House. Não é bem assim. Antes de chegar até o laboratório, é necessário ter conhecimento teórico suficiente para “desbloquear essa fase”.

Durante as aulas de habilidades cirúrgicas os alunos irão aprender competências que irão utilizar durante procedimentos cirúrgicos, como:

• Biópsia

“A biópsia é um exame que consiste na retirada de um pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não. Geralmente, é um exame simples que pode ser realizado em consultório médico, porém em alguns tipos de biópsia é necessária a remoção de órgãos, estas só devem ser feitas por um cirurgião.”

Exame

• Excisão

“A excisão é um procedimento realizado para remover uma lesão de pele, que pode ser benigna ou maligna. Feita com anestesia local, quando se trata de lesões pequenas, normalmente é uma técnica ambulatorial. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui uma margem de segurança. Em seguida, limpa a região tratada e aplica uma injeção com anestésico no local da lesão a ser removida. A remoção pode ser feita com bisturi até a camada gordurosa da pele, assim, o profissional se certifica de que todo o material foi retirado. Em seguida, ele deverá ser enviado a um laboratório para análise patológica.  O fechamento da ferida cirúrgica se faz com pontos e curativos.”

SDB

Durante as aulas dentro do laboratório, os alunos poderão acompanhar de perto as práticas e as técnicas utilizadas. Para frisar bem os conteúdos utilizados durantes o as práticas de habilidades cirúrgicas, as táticas de aprendizagem são extremamente importantes para fixar o que foi aprendido. As táticas podem ser:

• Por repetição: Consiste em praticar a mesma atividade prática e gerar uma espécie de “memória muscular” durante a prática das habilidades. A cirurgia é algo que exige precisão e eficiência, por isso treinar ao máximo é crucial para um bom desempenho.

• Sistematização: Essa técnica frisa a importância de estabelecer um passo a passo das etapas de uma cirurgia. É necessário que cada etapa seja seguida corretamente para que tudo caminhe para o sucesso de uma cirurgia.

Habilidades Emergenciais

Um bom profissional de medicina tem que estar apto a enfrentar as mais diversas situações, e como a palavra emergência e medicina andam praticamente juntas, é preciso que o aluno de medicina saiba como lidar com isso. É durante as aulas no laboratório de habilidades emergenciais que os alunos vão construir de fato um preparo para lidar com situações que exigem bastante “sangue frio”.

Para que o profissional possua uma mentalidade firme, é preciso que as seguintes competências sejam trabalhadas, como:

• Comunicação com o paciente;
  • Atualização de conhecimento;
  • rapidez nas decisões.

Trabalhando essas competências é aberto o caminho para entender os procedimentos e técnicas utilizados. São esses procedimentos que podem fazer total diferença durante o cuidado entre médico e paciente.

Instituições

É importante para a trajetória acadêmica do aluno de medicina que ele tenha contato com uma estrutura que permita ao discente ter uma experiência completa durante a aprendizagem. Uma instituição de ensino de medicina com laboratórios médicos completos faz total diferença na formação do profissional.

Um exemplo são a Universidade Tiradentes (UNIT) e a Faculdade Tiradentes (Fits) que possuem um amplo leque de laboratórios, incluindo os laboratórios que atendem o campo da saúde. O campus de Alagoas é uma boa opção para quem busca esse tipo de estrutura.

“O curso de Medicina da UNIT, dentro da disciplina de habilidades cirúrgicas, dispõe de um centro para treinamento específico das habilidades do estudante. É um ambiente de total simulação, e isso reflete nas condutas, pois o aluno aprende as normas seguidas dentro de um centro cirúrgico.

Na primeira etapa, os alunos são capacitados com os conceitos básicos de cirurgia como: escovação e paramentação, montagem de mesa cirúrgica, suturas, etc. Na segunda etapa, assumem uma postura mais avançada e, utilizando os conceitos aprendidos, executam procedimentos em modelos sintéticos e em animais”, frisa a professora Ana Carolina, do curso de Medicina.