Medicina na prática: Laboratórios de Anatomia e Fisiologia

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ei Medaholic! Que você quer medicina, a gente já sabe, mas hoje vamos continuar com nosso passeio pelas dependências da Unit e da Fits e te informar ainda mais sobre os laboratórios que fazem parte e prestam suporte ao curso de medicina.

Uma boa infraestrutura faz toda a diferença na formação do futuro médico, acarretando assim também em um dos pontos de avaliação do MEC. Trazendo nesse aspecto, um laboratório na faculdade traz imensos benefícios.

Caracterizando-se como um espaço em que o aluno aprende os conteúdos na prática, complementando o aprendizado teórico. Os laboratórios são importantes não só para um melhor conhecimento acadêmico, mas de forma abrangente também para o desenvolvimento e aprendizado profissional.

Agora você ai, futuro aluno de medicina da Unit e da Fits, com certeza deve estar querendo entender como funciona um laboratório na faculdade, e por que uma instituição com essa infraestrutura tem um dos grandes diferenciais na educação dos alunos. Então, vem cá com a gente, mergulhar nessas informações.

Laboratórios de medicina: Anatomia e Fisiologia

Em termos técnicos, a Universidade Tiradentes, que fica em Aracaju/SE, possui laboratórios de anatomia e fisiologia concentrados no bloco E, com quatro salas apenas para atender essa demanda. Em cada uma das salas cabem até 30 alunos cada, com 80m². Assim como a Unit de Alagoas e a FITs, que também contam com laboratórios altamente equipados para atender as necessidades dos alunos.

Esses laboratórios contam com peças reais para dar ainda mais veracidade ao estudo do corpo e fisiologia humana. Além de serem salas totalmente climatizadas, com espaços reservados para estudos em grupos e estudo individual.

Mas deixa eu logo avisar, NADA DE TIRAR FOTOS, HEIN! Como sabemos, são peças reais, então é proibido e antiético tirar fotos ou gravar qualquer tipo de imagem de peças humanas e materiais pertencentes ao laboratório, isso de acordo com uma das Leis de Proteção ao Cadáver.

Faculdade de medicina: tudo que você precisa saber

Reconhecimento mundial

Em artigo publicado no site da Universidade Tiradentes, a Unit possui o maior ossuário forense da América Latina, são 680 ossadas destinadas a pesquisas científicas, estudos anatômicos e forenses por parte dos estudantes dos cursos de Saúde.

Segundo fala do coordenador do Laboratório de Anatomia Humana da Unit, Glauquer Sávio Alves da Silva, não são todas as universidades que possuem um ossário deste porte, se caracterizando como destaque nesse meio. “Essa é uma coleção realmente rara. Aqui, nós temos tudo registrado e organizado para facilitar a vida do pesquisador. Com essa quantidade, eu posso receber alunos de qualquer instituição do mundo porque é dado suficiente para qualquer pesquisa. E isso é de grande importância para a universidade”, disse.

Para maior interesse e processo de entendimento do aluno de medicina, você sabia que essas peças são todas catalogadas e organizadas ma-nu-al-men-te? Ou seja, o trabalho é imenso para que tudo seja perfeito para vocês. “São muitos dados diversificados. Temos catalogadas 25 patologias que não são tão simples de achar. Por exemplo, eu tenho ossadas com espondilite anquilosante. Achar um indivíduo com essa doença é muito difícil”, contou o coordenador.

Essas ossadas, que são destinadas aos estudos dos alunos, têm a necessidade de passar por um procedimento minucioso de limpeza com diversas substâncias. “Lavamos com água e uma escova de nylon para tirar qualquer sujeira, depois colocamos em um tanque com hipoclorito puro a 13% e cal virgem. Tampamos o tonel e deixamos por 24 horas. No outro dia, colocamos em um tanque com peróxido de hidrogênio, que vai servir para complementar a ação do hipoclorito e clarear a peça para ficar mais visível, facilitando o estudo do aluno”, explicou Glauquer.

Logo depois o rápido e preciso processo de limpeza, todas as ossadas já esterilizadas são levadas ao sol e envernizadas para proteger do desgaste e claro deixá-las ainda mais bonitas.

As vantagens do laboratório para o aprendizado em Medicina

Ao levar os conteúdos dos livros para a prática no laboratório da faculdade, o aluno tem diversos benefícios, que podem ser sentidos desde o ensino até a vida profissional. Veja as principais vantagens!

Melhor compreensão dos conteúdos

Já ouviu falar no conceito “aprender fazendo”? Pois essa é uma das grandes vantagens de um laboratório na faculdade. Na Unit e na Fits as aulas são mais dinâmicas, interativas e interessantes, além de fazerem o aluno “colocar a mão na massa”.

Tudo isso gera motivação e engajamento, facilitando o processo de aprendizagem. Consequentemente, os conteúdos teóricos são mais bem assimilados e fixados na memória.

Preparo para atuar profissionalmente na área

Você já notou como muitos alunos saem da faculdade e sentem que não estão preparados para o mercado de trabalho? Os laboratórios na faculdade evitam justamente esse despreparo, contribuindo para a capacitação profissional dos graduandos.

A vivência prática e a aplicação dos conteúdos teóricos nos laboratórios preparam melhor o aluno, já que ele tem a experiência, ainda no espaço acadêmico, com o quotidiano que terá em sua profissão no futuro.

Desenvolvimento de novas habilidades

De início, imagine, por exemplo, fazer uma graduação em Medicina ou Fisioterapia sem conhecer na prática o corpo humano. Assim, a experiência profissional se tornaria muito mais penosa, não é mesmo?

Já com um laboratório na faculdade, há uma vivência direta do conhecimento na prática. Assim, os alunos participam mais ativamente do aprendizado e se familiarizam com os equipamentos e as ferramentas específicas de sua área. Com isso, é possível desenvolver, desde a faculdade, as habilidades exigidas na atuação profissional de determinadas áreas.

Como vimos, um laboratório na faculdade proporciona diversos benefícios ao aprendizado dos alunos. Além disso, coloca os estudantes em vantagem no mercado de trabalho, já que a aula laboratorial é um diferencial que os torna preparados para atuar na profissão.

2 respostas

  1. Muito significativo todo esse envolvimento do preparo para que o aluno aprenda com desejo de saber uma aprendizagem bem interiorizada com o que o aluno precisa e necessita saber com segurança e convicção de que ele será um profissional devidamente qualificado para o mercado de trabalho. Estou muito feliz pela oportunidade que estou recebendo e o aluno ele necessita saber e aprender bem e ter a consciência de que terá que ser um eterno aprendiz e pesquisador. Parabéns para todos (as)envolvidos no processo. acredito que não disso uma repetição. Resumindo minha fala refere a uma faculdade renomada .Talvez os senhores estão estranhando meu estilo de escrever. Já tenho 2 faculdades completas e atuaei 40 anos 6 pós graduação em lato e seriado senso.

  2. Muito significativo todo esse envolvimento do preparo para que o aluno aprenda com desejo de saber uma aprendizagem bem interiorizada com o que o aluno precisa e necessita saber com segurança e convicção de que ele será um profissional devidamente qualificado para o mercado de trabalho. Estou muito feliz pela oportunidade que estou recebendo e o aluno ele necessita saber e aprender bem e ter a consciência de que terá que ser um eterno aprendiz e pesquisador. Parabéns para todos (as)envolvidos no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?