Na manhã desta quinta-feira (22), foi oficialmente lançado o curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês, em São Paulo, juntamente com o curso de Biomedicina. O evento contou com a presença de diversas autoridades da área da saúde, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O novo curso de Medicina recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que reforça a excelência da proposta acadêmica. Ao todo, a instituição oferecerá 100 vagas por ano e destinará 10% delas a bolsas de estudo integrais. Com essa nova graduação, a instituição passa a contar com cinco cursos na área da saúde: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina.
Além da qualidade reconhecida pelo MEC, a faculdade destaca que os estudantes terão contato com a prática profissional e com os pacientes desde os primeiros anos do curso. Além disso, os alunos serão inseridos na rotina hospitalar do Sírio-Libanês e terão acesso a tecnologias de ponta, docentes altamente qualificados e uma abordagem educacional que promove uma compreensão realista e transformadora do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, o objetivo do curso é formar médicos completos, preparados para atuar em todas as dimensões do cuidado. Ainda de acordo com ele, a proposta pedagógica visa combinar domínio técnico e pensamento crítico, sempre mantendo a sensibilidade no trato com o ser humano.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês, também esteve presente no evento e destacou a importância histórica da inauguração do curso. “O ensino, a pós-graduação e os programas de residência médica do hospital são altamente gabaritados e estão entre os mais procurados do país. A inauguração de hoje do curso de Medicina coroou tudo isso”, afirmou.
Inscrições e processo seletivo
As inscrições para o curso de Medicina já estão abertas e seguem até o dia 11 de junho. O início das aulas está previsto para o dia 4 de agosto.
Além disso, a instituição dividirá o processo seletivo em duas fases. A primeira ocorrerá no dia 29 de junho e consistirá em uma prova presencial com questões objetivas, dissertativas e uma redação.
Posteriormente, a instituição convocará para a segunda fase, composta pelas Múltiplas Minientrevistas (MME), os candidatos que obtiverem bom desempenho nessa etapa. Essa metodologia busca avaliar competências fundamentais para a prática médica, como comunicação eficaz, empatia, pensamento crítico, resiliência e comprometimento.
Além do vestibular tradicional, os candidatos também podem optar por concorrer às vagas utilizando suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2023 ou 2024. Por fim, a instituição ainda aceita resultados de exames internacionais, como o International Baccalaureate (IB) e o Abitur, ampliando as possibilidades de ingresso para estudantes com diferentes formações.
Continue lendo:
Residência médica no Hospital Sírio-Libanês: especialidades, rotina, prova e mais
MEC prepara nova mudança para curso de Medicina; entenda o que é
Confira as últimas notícias sobre o mundo da Medicina:
- Inscrições Enem 2025: veja como se preparar para o dia da inscriçãopor Cleiton Alberto
- Unicamp capacita médicos de Angola para atuarem em UBS’spor Stephanie Freitas
- Sírio-Libanês lança curso de Medicina com 100 vagas por anopor Alex Lucas Silva
- Bactéria espacial inédita pode revolucionar a medicinapor Danylo Rodrigues