A transferência externa é um processo comum entre estudantes de graduação, permitindo que o estudante continue sua formação em uma nova instituição sem muitos prejuízos desde que seja para o mesmo curso. No entanto, existem algumas instituições que oferecem a possibilidade da troca de curso para Medicina.
Além disso, só é possível trocar de curso entre instituições se o curso de origem também pertencer à área da saúde.
No entanto, essa modalidade de transferência está disponível apenas em algumas instituições que oferecem essa opção específica de troca de curso. Confira abaixo algumas instituições brasileiras que permitem esse tipo de transferência.
➡ Faculdades públicas que aceitam transferência externa para medicina
➡ Quais Faculdades privadas aceitam transferência externa para o curso de Medicina
FACULDADE MEDICINA DO SERTÃO

Localizada na cidade de Arcoverde, em Pernambuco, a Faculdade de Medicina do Sertão permite a troca de curso de alunos matriculados em cursos da área da saúde de outras instituições brasileiras.
De acordo com o portal da instituição, podem se inscrever os candidatos dos cursos: Assistência Social; Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia e Terapia Ocupacional.
Em 2024, 8 vagas foram disponibilizadas para ingresso via transferência. Os candidatos podem se inscrever até 9 de dezembro de 2024.
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) recebe transferência para Medicina apenas de alunos regularmente regulados no curso de Enfermagem, além de Medicina. A instituição está localizada em Brasília, no Distrito Federal.
O processo ocorre a partir de um processo seletivo de Transferência Facultativa (FT) geralmente no segundo semestre do ano, de acordo com a Resolução que autoriza a oferta de vagas.
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN) também é uma das instituições com transferência entre cursos distintos. Localizado no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, a instituição disponibilizou, no último edital, 20 vagas para o curso de Medicina.
Embora aceite o processo de transferência, é fundamental que os interessados em participar, estejam matriculados em um curso da área da saúde e tenham cursado, no mínimo, 50% da graduação antes da transferência.
De acordo com a instituição, são aceitas as transferências dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia ou Farmácia.
Confira nossos últimos textos e fique por dentro do mundo da Medicina:
- OMB abre edital para título de especialista e acirra disputa com AMB e CFMpor Jornalista Karla Thyale
- Cannabis medicinal: para que serve, quem pode usar e o que dizem as evidências científicaspor Jornalista Karla Thyale
- Quem pode participar da lista de espera do Sisu 2026? Saiba os prazos e como acompanhar as convocaçõespor Jornalista Karla Thyale
- “Não tem sentido fazer mais um exame” diz Camilo Santana sobre ‘OAB’ da Medicinapor Alex Lucas Silva











Uma resposta
Com isso abre novas oportunidades e possibilidades de escolher a carreira certa.