Transferência Externa: instituições que permitem a troca de curso para Medicina

Karla Thyale Mota

A transferência externa é um processo comum entre estudantes de graduação, permitindo que o estudante continue sua formação em uma nova instituição sem muitos prejuízos desde que seja para o mesmo curso. No entanto, existem algumas instituições que oferecem a possibilidade da troca de curso para Medicina.

Além disso, só é possível trocar de curso entre instituições se o curso de origem também pertencer à área da saúde. Algumas instituições permitem a transferência de cursos como Enfermagem ou Biomedicina para Medicina, devido à semelhança entre as grades curriculares.

No entanto, essa modalidade de transferência está disponível apenas em algumas instituições que oferecem essa opção específica de troca de curso. Confira abaixo algumas instituições brasileiras que permitem esse tipo de transferência.

Faculdades públicas que aceitam transferência externa para medicina

Quais Faculdades privadas aceitam transferência externa para o curso de Medicina

FACULDADE MEDICINA DO SERTÃO

Fachada da Faculdade do Sertão. Fonte: Portal Institucional.

Localizada na cidade de Arcoverde, em Pernambuco, a Faculdade de Medicina do Sertão permite a troca de curso de alunos matriculados em cursos da área da saúde de outras instituições brasileiras.

De acordo com o portal da instituição, podem se inscrever os candidatos dos cursos: Assistência Social; Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia e Terapia Ocupacional.

Em 2024, 8 vagas foram disponibilizadas para ingresso via transferência. Os candidatos podem se inscrever até 9 de dezembro de 2024.

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Fachada da ESCS. Fonte: Agência Brasília.

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) recebe transferência para Medicina apenas de alunos regularmente regulados no curso de Enfermagem, além de Medicina. A instituição está localizada em Brasília, no Distrito Federal.

O processo ocorre a partir de um processo seletivo de Transferência Facultativa (FT) geralmente no segundo semestre do ano, de acordo com a Resolução que autoriza a oferta de vagas.

FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ

Fachada da Facene. Fonte: Portal Institucional.

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN) também é uma das instituições com transferência entre cursos distintos. Localizado no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, a instituição disponibilizou, no último edital, 20 vagas para o curso de Medicina.

Embora aceite o processo de transferência, é fundamental que os interessados em participar, estejam matriculados em um curso da área da saúde e tenham cursado, no mínimo, 50% da graduação antes da transferência.

De acordo com a instituição, são aceitas as transferências dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia ou Farmácia.

Confira nossos últimos textos e fique por dentro do mundo da Medicina: