Vamos de vestibulares?
Sabemos que a corrida para entrar numa escola médica é fichinha para comprada com a maratona internacional de São Paulo, uma das corridas mais conhecidas do mundo. São mais de 42 km de prova, só de imaginar correr isso tudo, deu cansaço. E essa maratona está para os corredores profissionais, como o curso de medicina está para você medaholic.
Para ambos os casos, a preparação, treino, dedicação, descanso, alimentação, entre outras coisas são primordiais.
E uma das preparações para os apaixonados dor medicina, é como estudar para a prova de vestibular.
Hoje em dia, a maioria das universidades de medicina usam a nota do Enem como porta de entrada para o curso.
Porém, ainda existem faculdades que além de utilizarem a nota do enem, também possuem vestibular próprios, com vagas reservadas para essa modalidade.
Separamos uma listinha de universidades que possuem vestibular próprio, e sinto informar medaholic, são super concorridos.
Não é a lista do Oscar, mas as indicadas para categoria de Vestibulares de medicina próprios mais concorridos, são:
- UECE
Universidade estadual do Ceará- eleita pelo Mec a melhor estadual do Nordeste, norte e centro-oeste. São 45 vagas ofertadas para o vestibular próprio. Também é o possível o ingresso pelo Enem no primeiro semestre de cada ano letivo.
- UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas- Uma das universidades referência quando o assunto é medicina, eleita pelo Mec como o melhor curso de medicina, ou seja, é bem concorrida minha gente! O vestibular da UNICAMP é feito pela Comissão permanente para os vestibulares (COMVEST).
- UNESP
Universidade estadual de São Paulo- são ofertadas 90 vagas para o vestibular próprio, a prova é realizada pela Fundação Vunesp.
- FAMERP
Faculdade de Medicina São José do Rio Preto, são 80 vagas para o vestibular próprio, a prova é realizada pela Fundação Vunesp. Uma das universidades mais concorridas do Sudeste.
- UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina- agora saímos do eixo sudeste e vamos para o sul do brasil, a UFSC, é umas das federais mais concorridas do brasil. São 100 vagas no total, dividas entre vestibular próprio e nota do Enem.
- UNIFESP
Universidade Federal de São Paulo- é o 6° vestibular de medicina mais concorrido do país.
São 121 vagas, 60 vagas pelo sistema de cotas e 61 vagas pelo sistema universal, a prova é feita pela VUNESP. Também é possível utilizar a nota do Enem para segunda etapa da prova de vestibular da UNIFESP.
- USP
Universidade de São Paulo, eleita com o segundo melhor curso de medicina e o sétimo vestibular mais concorrido. A USP oferece o curso de Medicina em três campus diferentes: São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. Os três são os mais concorridos do vestibular na relação candidato por vaga, com um índice de 124.8 no campus da capital, de 100.8 para o de Ribeirão Preto e de 96.1 para o de Bauru.
- UFRG
Universidade federal do Rio Grande Sul- chegamos na terra dos pampas gaúchos. São 98 vagas por semestre, sendo 70% das vagas para vestibular próprio, e 30% para a nota do Enem.
Seja qual for a sua escolhida, anote essas dicas:
Para se preparar devidamente, é muito importante que você olhe o edital das provas, saiba o que o vestibular cobra, quais são as disciplinas com mais peso, mais importantes.
Resolva provas antigas, assim você vai ter familiaridade com a prova da referida universidade.
Confie em você, na sua capacidade, faça um cronograma de estudos, durma, cuide da sua saúde mental, relaxe, e espera sua hora de entrar numa escola médica chegar, como diria Capitão Planeta, o poder é de vocês!