Faltando pouco mais de três meses para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é comum que estudantes comecem a intensificar os estudos em busca de um bom desempenho. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma forte aliada, transformando profundamente a maneira como os jovens se preparam para os exames.
De acordo com um especialista na área de tecnologia, a IA tem promovido mudanças significativas na forma de estudar para vestibulares. “Ferramentas como tutores automatizados e plataformas adaptativas conseguem avaliar o rendimento do aluno, identificando suas habilidades e fragilidades. Com essas informações, elas adaptam o planejamento de estudos para melhor atender as necessidades de cada indivíduo”, explica.
Ele também ressalta que os simuladores de provas e assistentes digitais proporcionam retorno imediato e minucioso, possibilitando que os erros sejam corrigidos de maneira mais ágil e eficaz. “A aplicação de jogos educativos e recursos interativos contribui para manter o estudante motivado e engajado durante o processo. Além disso, aspectos como acessibilidade e inclusão garantem que essa inovação esteja disponível para todos”, complementa.
Veja mais:
MEC divulga Painel do Enem 2025
Enem 2025: professores e alunos comentam sobre preparação para prova
Segundo o educador, familiarizar-se com o estilo da avaliação e reconhecer os conteúdos que exigem maior atenção são atitudes indispensáveis. “Adotar ferramentas que incluam elementos lúdicos e questionários interativos pode tornar o processo de aprendizado mais atrativo, além de melhorar a memorização. Da mesma forma, recorrer a assistentes automatizados ajuda na resolução rápida de dúvidas e na organização da rotina de estudos. É fundamental acompanhar o progresso e revisar o plano de estudos com base nos dados detalhados oferecidos pelas plataformas baseadas em IA”, afirma.
Confira a seguir algumas soluções tecnológicas que têm sido utilizadas por alunos na reta final de preparação para o Enem:
- LuzIA: colabora com a organização da rotina de estudos, sugerindo horários e disciplinas conforme o desempenho do usuário. Ideal para montar um cronograma personalizado e focar nos pontos que precisam ser reforçados.
- Voyager: permite a criação de resumos esquemáticos e mapas mentais, otimizando a assimilação e o gerenciamento das informações.
- Tome: indicada para desenvolver apresentações visuais e resumos temáticos, tornando o estudo mais atrativo e visual.
- Perplexity: excelente ferramenta de busca para obter respostas precisas e conteúdos relacionados ao Enem.
- ChatGPT: possibilita esclarecer dúvidas em tempo real, elaborar resumos e praticar redações, inclusive com sugestões de melhoria.
- Google Bard/Gemini: similar ao ChatGPT, auxilia na compreensão de temas complexos, elaboração de resumos e resolução de questões.
[ESPAÇO PARA FALA DO PROFESSOR DA PASSEI MED]
Veja outras notícias:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan