As universidades de medicina mais baratas do Sul

Universidades

Não é surpresa o enorme investimento que é necessário ser feito pelos estudantes que desejam cursar medicina no Brasil. Assim sendo, a escolha de qual universidade se torna mais um assunto em que o vestibulando precisa raciocinar a respeito. A fim de retirar esse peso das costas e te auxiliar a escolher a melhor opção para iniciar sua carreira médica, separamos as 5 instituições mais baratas no Sul. Se você já considerou estudar nessa região, confira a matéria completa e decida qual vai ser a responsável pela sua formação no Ensino Superior:

1º – Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba /SC

Ocupando o primeiro lugar na lista que separamos das instituições mais baratas na região Sul com o curso de Medicina, está a Universidade do Oeste de Santa Catarina, instalada na cidade de Joaçaba, no estado de Santa Catarina. Oferecendo o curso desde 2004, a instituição atualmente é uma das participantes do programa ProUni. Caso você queira saber mais a respeito, confira nossa matéria: É fácil conseguir bolsa pelo Prouni em quais escolas médicas?

Ao estudante que desejar cursar medicina na UNOESC investirá o valor de R$6.312,60 por mensalidade. Além disso, a UNOESC traz a possibilidade de intercâmbio para os seus futuros médicos. Por exemplo na University of Miami, em Miller School of Medicine, e na Universidade Austral de Chile. Por fim, a universidade recebeu uma nota de 3 e 4 nas avaliações do Conceito de Curso e do Enade, respectivamente.

2º – Universidade do Planalto Catarinense – Lages /SC

A Universidade do Planalto Catarinense, a UNIPLAC, é a segunda colocada das universidades com menor preço no curso de Medicina. Localizada em Lages, conhecida como a cidade “princesa da serra” de Santa Catarina, a universidade foi avaliada com nota 3 no Enade e 4 no Conceito de Curso.

Assim sendo, o valor da mensalidade investido é de R$6.740,82 pelo estudante que possuir interesse. A instituição conta com uma infraestrutura que garante o maior auxílio em materiais durante a formação de seus alunos.

3° – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Caçador /SC

Dando continuidade às demais selecionadas, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe ocupa a terceira colocação no ranking das mensalidades mais baratas. Com 50 anos de história e laboratórios especializados, o curso de Medicina na UNIARP está situado no campus Caçador. Além disso, a própria instituição se responsabiliza em buscar alternativas para possibilitar que o aluno acesse, mas também permaneça lá por meio de programas governamentais e artigos da constituição. No entanto, para os estudantes que não concorrem aos tipos de bolsas, o valor da mensalidade sairá por R$7.777,28.

4° – Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma/ SC

Ainda em Santa Catarina, em quarta posição na lista de universidades mais baratas da região Sul está a Universidade do Extremo Sul Catarinense no município de Criciúma. Portanto, aos estudantes que desejam ingressar no curso de Medicina na UNESC, será preciso que eles desembolsem o valor de R$7.784,93 por mês. Encerrando a participação do estado de Santa Catarina na nossa lista.

Ademais, a universidade conta com um amplo programa de bolsas   para viabilizar o acesso ao ensino superior. Como o Programa de Equidade Racial que incentiva estudantes negros e indígenas ao ingressar nos cursos de Graduação da UNESC através de bolsas de estudos no valor de 50% e 100%. Ou a Bolsa Prefeitura Criciúma, destinada às pessoas comprovadamente carentes e com deficiência que moram na cidade há pelo menos 5 anos. Além disso, a instituição criciumense conta com nota 5 no Conceito de Curso e uma nota 3 no Enade.

5º – Universidade Católica de Pelotas – Pelotas /RS

Dando fim as universidades com o curso de Medicina mais baratas na região Sul, ocupando o último e 5º lugar está a Universidade Católica de Pelotas. Como a única instituição da lista que não está no estado de Santa Catarina, a UCPel está localizada na 4ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul: Pelotas.

Com uma nota 4 no Conceito de Curso e 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a universidade gaúcha possui hospital próprio que facilita a vida estudantil. Além disso, a instituição é responsável por administrar a seis Unidades Básicas de Saúde na cidade de Pelotas.

Região Sul

Percebeu que o estado de Santa Catarina dominou a lista da região Sul, não é mesmo? Se quiser descobrir o valor da mensalidade de medicina nas universidades por todas as regiões do Brasil, é só conferir na nossa tabela abaixo:

Valores das mensalidades de Medicina