Como estudar química para passar em medicina?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E aí medaholic? Se preparando para passar em medicina, então você veio ao lugar certo! vamos falar sobre como estudar química hoje?

Nós sabemos como a jornada para entrar numa escola médica pode ser solitária e difícil, nós da melhores escolas médicas estamos aqui para te ajudar nesse percurso.

E no episódio de hoje, vamos te dar uma ajudinha no quesito química, não que sejamos os melhores em exatas, porém temos parceiros incríveis que nos ajudam e consequentemente ajudam você também querido estudante.

“Ilarilarilariê oh oh oh

Ilarilariê oh oh oh

Ilarilarilariê oh oh oh

É a regra de 3 que vai dando o seu alô!

Ela é composta por quatro partes

Duas em cima, duas embaixo

As de cima vêm da reação

E as de baixo, da questão”

Eita que começamos o texto até com paródia para explicar o cálculo de estequiometria!  É com esse jeito irreverente que o prof de química Augusto Heine, ministra suas aulas de química em sala de aula. Augusto participou do hackeando o Enem ano passado aqui na MEM, confere aqui na integra.

Mas voltando as dicas de como estudar química para passar em medicina, vamos lá:

Revise a parte de cálculos químicos e estequiometria. Dentro de cálculos químicos, foque bem nas transformações de mol: mol para moléculas, mol para átomos (principalmente!), mol para volume (dentro e fora da cntp, principalmente dentro) e mol para massa.

substâncias e misturas e suas propriedades, são elas: forças intermoleculares (ligações físicas), ponto de ebulição e fusão, viscosidade e densidade.

Química orgânica: Saiba que sempre está presente no Enem. Estude a parte introdutória de química orgânica, ou seja, as propriedades do carbono, a quantidade de ligações que ele possui, os tipos de hibridização, o que é sp3, sp2 e sp, carbono tetraédrico etc. Depois que você viu a introdução de química orgânica, você vai para a parte de mais recorrência, que é a de funções orgânicas. Dentro disso, você vai estudar 3 tópicos: identificação da função, nomenclatura e propriedades. Para falar sobre algo, você precisa saber identificar, por isso, você precisa saber o que é um álcool, um aldeído, uma cetona.

Isomeria, o que é uma isomeria plana, só que ela cai menos, e o que é uma isomeria espacial, que cai mais. Dentro da espacial, tem duas que o ENEM adora: geométrica (cis e trans) e a óptica (carbono quiral).

Eletroquímica. Ela se divide em duas partes: pilhas e eletrólises.

Radioatividade.  Você vai focar nos tipos de radiação (alfa, beta e gama), meia-vida e diferença entre fissão nuclear (bomba atômica) e fusão nuclear (bomba de hidrogênio).

Deslocamento de equilíbrio.

Termoquímica, os dois processos: endotérmico e exotérmico.

Vai estudar também soluções. Dentro de soluções, foque nas concentrações: concentração comum, molar e título.

Química ambiental, ou seja, lixo radioativo, efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida e camada de ozônio, não esquecendo de acidificação dos oceanos por conta do branqueamento dos corais e eutrofização; o outro assunto é reações orgânicas e inorgânicas.

Curtiu? Esperamos que sim, todas essas dicas e assuntos detalhados para você!

Quer saber mais assuntos da prova de ciências da natureza para passar em medicina? clica aqui.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?