Saiba o que cai na prova de Ciências da Natureza do Enem

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E aí medaholic, como você está?  vamos falar sobre enem? Senta aí que lá vem a história, se você assistiu castelo ra-tim-bum vai entender, caso não entenda, caro estudante moderno, joga no google, haha, brincadeirinha!

Na matéria passada comentamos sobre como deve-se estudar para ciências da natureza no enem.

Hoje nós vamos falar sobre os assuntos que mais caem na prova de ciências da natureza do Enem.

A prova de ciências da natureza é formada por três disciplinas: Biologia, Química e Física. Prepare o caderno e anote quais os assuntos que mais caem no Enem dessas matérias.

Assuntos que mais caem no Enem na prova de Ciências da Natureza:

  • Física:

Os temas mais latentes nos últimos exames, são: Termologia, Eletricidade, Cinemática, Energia, Magnetismo, Ondulatória. Obs: Diversas questões interdisciplinares dos temas Termologia e Calorimetria.

  • Biologia:

Ecologia: é um assunto que você não pode ir para o ENEM sem ter estudado. Ciclos biogeoquímicos, poluição, ciclo do nitrogênio. Biotecnologias: são assuntos fáceis e que poucas pessoas dão importância. Célula tronco, transgenia, identificação de pessoas através de DNA. Genética: cai muito o sistema ABO; Citologia: estrutura da membrana, características da membrana, citoplasma, principais organelas Evolução: diferenças entre Darwin e Lamarck, especiação (impedimento do fluxo gênico). Bioquímica Propriedades fisioquímicas da água sais minerais: iodo, cálcio e ferro vitaminas: antioxidantes, vitamina A e C carboidratos, lipídeos, proteínas: identificação, quais os alimentos possuem, papéis biológicos, onde eles entram na construção do nosso corpo estrutura de ácidos nucleicos fosfolipídios e fluidez da membrana plasmática. Zoologia e botânica artrópodes evolução dos vertebrados (conquista do ambiente terrestre através do ovo amniótico).

  • Química:

Revise a parte de cálculos químicos e estequiometria. Dentro de cálculos químicos, foque bem nas transformações de mol: mol para moléculas, mol para átomos (principalmente!), mol para volume (dentro e fora da cntp, principalmente dentro) e mol para massa.

substâncias e misturas e suas propriedades, são elas: forças intermoleculares (ligações físicas), ponto de ebulição e fusão, viscosidade e densidade.

Química orgânica: Saiba que sempre está presente no Enem. Estude a parte introdutória de química orgânica, ou seja, as propriedades do carbono, a quantidade de ligações que ele possui, os tipos de hibridização, o que é sp3, sp2 e sp, carbono tetraédrico etc. Depois que você viu a introdução de química orgânica, você vai para a parte de mais recorrência, que é a de funções orgânicas. Dentro disso, você vai estudar 3 tópicos: identificação da função, nomenclatura e propriedades. Para falar sobre algo, você precisa saber identificar, por isso, você precisa saber o que é um álcool, um aldeído, uma cetona.

Isomeria, o que é uma isomeria plana, só que ela cai menos, e o que é uma isomeria espacial, que cai mais. Dentro da espacial, tem duas que o ENEM adora: geométrica (cis e trans) e a óptica (carbono quiral).

Eletroquímica. Ela se divide em duas partes: pilhas e eletrólises.

Radioatividade.  Você vai focar nos tipos de radiação (alfa, beta e gama), meia-vida e diferença entre fissão nuclear (bomba atômica) e fusão nuclear (bomba de hidrogênio).

Deslocamento de equilíbrio.

Termoquímica, os dois processos: endotérmico e exotérmico.

Vai estudar também soluções. Dentro de soluções, foque nas concentrações: concentração comum, molar e título.

Química ambiental, ou seja, lixo radioativo, efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida e camada de ozônio, não esquecendo de acidificação dos oceanos por conta do branqueamento dos corais e eutrofização; o outro assunto é reações orgânicas e inorgânicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?