Como estudar redação para o Enem

Competência 5

A rotina de estudos para entrar numa escola médica é bem complexa, né? estudar para o Enem, que é a principal porta de entrada para o curso superior, e para ampliar as chances, ainda tem quem estude para vestibulares diretos.

Muita coisa né gente?! E nessa rotina de estudos para as disciplinas curriculares, sabe o que você não pode deixar de lado de jeito nenhum?

A REDAÇÃO! Tanto no Enem e tanto nas provas de vestibulares diretos, essa danada tem peso, muito peso! Ela pode colocar sua nota lá em cima.

Pensando nisso, você sabe como estudar redação para o Enem? Caso não saiba, ou caso queira dar um up nesse quesito, te convido a ler esse texto, vem aqui!

Como estudar redação para o Enem:

• Fique de olho nos textos motivadores

Apenas passar o olho no tema não adianta quando o assunto é a redação do Enem, pois muitos vestibulandos acabam confundindo a proposta abordada com outra parecida. Para que isso não aconteça, dentro dos textos motivadores há palavras-chave que vão guiá-lo, assim, leia todos eles para ter ciência do que realmente está sendo cobrado.

• Não confunda o tipo textual

O tipo textual cobrado no Enem é o dissertativo-argumentativo, então, nada de textos dissertativo-expositivo ou em monobloco. A redação deve ser organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você precisa defender o seu ponto de vista através de argumentos bem desenvolvidos e articulados.

• Ponto de vista, argumentos desenvolvidos e articulados

Só escrever não adianta. Você precisa defender seu ponto de vista, ter argumentos desenvolvidos e articulados.

E como fazer isso?

Leia, leia bastante. Procure atualidades, blogs, sites de notícias, jornais, livros que abordem temas políticos, sociais, históricos, entre outros. Ah! Podcasts podem ser ótimos aliados.

• Releia a redação mais de uma vez antes de passar a limpo

Depois de fazê-la, não passe o texto a limpo imediatamente. Por estar nervoso diante do momento de tensão, é comum que o vestibulando ´´engula´´ palavras ou esqueça de acentuá-las, por exemplo. Você pode começar a resolver as outras questões e, depois que estiver mais tranquilo, releia a dissertação e passe tudo a limpo.

Você também pode se interessar:

Saiba como estudar atualidades para o Enem