Como funciona o vestibular de medicina?

Compartilhar:

vestibular de medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Que o curso de medicina é um dos mais concorridos hoje em dia, todo mundo sabe. Mas você sabe o que e como estudar para estar na competição por uma vaga no vestibular de medicina? Hoje vamos falar um pouco sobre alguns dos assuntos relacionados às formas de ingresso para a faculdade médica. 

Com mais de 355 escolas médicas no Brasil, é fácil imaginar que existem diversas formas de realizar o sonho de estudar medicina. Uma das maneiras mais conhecidas é por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por ser uma prova bastante completa, a sua nota é aceita em diversas faculdades públicas e particulares. 

É com a nota do Enem que o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para faculdades públicas e federais. Quando se trata de instituições particulares, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) entra em ação. De acordo com as exigências do programa, pelo menos 10% de todas as vagas precisam ser destinadas aos alunos que ingressam pelo ProUni.

Além disso, existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite ao estudante financiar a sua entrada em uma universidade com condições especiais. Nesse sentido, cada instituição de ensino superior pode usar a nota do Enem ou realizar suas próprias provas. 

Confira o depoimento de quem já está lá: “Estar com o paciente é o nosso equilíbrio, é ali que lembramos o por quê de fazer medicina. E ter isso de cara desde o primeiro período sempre foi um diferencial para mim.”, afirma Ingrid Oliveira, egressa do curso de medicina da Universidade de Vassouras. 

Conheça o curso de Medicina em Vassouras.

 

O que cai no vestibular de Medicina?

 

Quando se fala em cursar medicina, existem algumas matérias que têm um peso maior que as outras. Estas são as Ciências da Natureza e a Redação. Ou seja, os quatro pilares das provas do ENEM compreendem química, física, biologia e a tão temida redação. 

Na química, os assuntos que costumam ter uma atenção especial são eletroquímica, estequiometria, funções inorgânicas e química orgânica. Já na física, as noções de dinâmica devem estar sempre frescas na memória junto a ondulatória e sistema internacional de unidades e suas conversões.

Na biologia, vale reforçar o estudo de fisiologia, citologia e histologia, muito importantes para uma boa compreensão do corpo humano e do funcionamento dos organismos. A bioquímica também é indispensável para ingressar na faculdade de medicina e para toda a vida profissional.

Na redação, é preciso ter atenção redobrada já que ela vale 20% da pontuação geral. Foco! Além de demandar bastante conhecimento teórico, a prova requer habilidades para passar a mensagem desejada de forma prática, clara e persuasiva. 

Vou deixar aqui algumas dicas para alcançar a redação nota 1000:

  • Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
  • Conheça as novas regras gramaticais;
  • Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  • Procure ser criativo e espontâneo;
  • Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
  • Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
  • Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
  • Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
  • Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.

 

Confira as principais diferenças na redação do Enem para vestibulares particulares

 

Como estudar para o vestibular de medicina?

 

Agora que você decidiu que quer mesmo se tornar um futuro médico, vou te mostrar alguns passos para estudar com eficiência. 

É super importante pesquisar sobre as faculdades, entender a sua realidade e abraçar as possibilidades. Vou poder me mudar caso seja aprovado no vestibular de outro estado? Consigo custear toda a formação ou vou precisar de financiamento? Bolsas são uma opção para mim? Quais?

A família também é muito importante nesse processo. Converse com a sua e explique o seu ponto, no que a faculdade de medicina impactaria e o que os seus familiares precisam fazer para te auxiliar nessa jornada. 

Depois, entenda quais são suas dificuldades e facilidades dentro das matérias exigidas, sempre se atentando para aquelas que têm um peso maior. Defina metas, encontre métodos de estudo que melhor se adequem ao seu perfil e trace uma rotina que inclua exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Em seguida, é hora de separar as provas antigas dos vestibulares do seu interesse e começar a se testar. Entenda os seus pontos fracos e fortes, sempre reforçando as matérias nas quais você não está indo tão bem. 

 

Quanto vai me custar a faculdade de medicina?

Achou que eu ia deixar esse assunto de fora? Claro que dinheiro também é um fator muito importante na hora de escolher a instituição na qual você vai passar os próximos seis anos. 

Pensando nisso, reunimos as mensalidades de todas as escolas médicas brasileiras para você comparar e ver qual delas se encaixa melhor nos seus requisitos.

Ver os valores das mensalidades de Medicina no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?