Como ingressar na faculdade de medicina com a nota do ENEM

Enade - medicina com a nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia as habilidades do estudante em relação ao conteúdo absorvido durante todo o ensino médio. Por ser uma prova bastante completa, a sua nota é aceita em diversas faculdades públicas e particulares.

Nesse sentido, é com a nota do Enem que o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para faculdades públicas e federais.

Algumas instituições de ensino superior particulares também podem aceitá-la como forma alternativa ao vestibular tradicional.

Assim, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) também pode ser uma opção. De acordo com as exigências do programa, pelo menos 10% de todas as vagas precisam ser destinadas aos alunos que ingressam pelo ProUni.

Além disso, existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite ao estudante financiar a sua entrada em uma universidade com condições especiais. Nesse sentido, cada instituição de ensino superior pode usar a nota do Enem ou realizar suas próprias provas.

Quanto custa a faculdade de medicina?

Com mais de 355 escolas médicas no Brasil, é fácil imaginar que existem diversas formas de realizar o sonho de estudar medicina. Caso você não consiga a sua aprovação em uma instituição pública, existem várias unidades particulares em todo o Brasil.

Nesse sentido, o valor da mensalidade também pesa bastante na hora de escolher a instituição na qual você vai passar os próximos seis anos. Em todo o Brasil, os valores podem variar de 5 a 14 mil reais, isso sem contar outras despesas com transporte, alimentação, moradia, lazer, dentre outras.

Como ingressar na faculdade de medicina com a nota do ENEM

Primeiro, é importante saber se a instituição na qual você quer estudar aceita a nota do Enem como forma de ingresso. A partir disso, você pode buscar informações sobre a nota mínima que você precisa alcançar para poder se candidatar. Nesse sentido, a média pode variar entre 450 e 600 pontos.

Depois disso, você pode se inscrever no processo seletivo e cumprir todas as etapas até a sonhada aprovação.

Como estudar medicina no exterior com a nota do Enem

Já pensou em fazer o Enem aqui e cursar medicina no Reino Unido? Pode parecer absurdo, mas é real! Existem diversas instituições mundo afora que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso no curso de medicina.

É mais uma forma de conseguir realizar o seu sonho! Lembrando que algumas instituições brasileiras também possibilitam o internato em escolas médicas estrangeiras.

Se você tem interesse, preste bastante atenção nos editais das faculdades nas quais você vai se inscrever.

Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista com as universidades que aceitam nota do Enem pelo mundo afora, clique aqui e confira.

A melhor estratégia para fazer a prova do Enem