Como ingressar na faculdade de medicina com a nota do ENEM

Compartilhar:

Enade - medicina com a nota do ENEM

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia as habilidades do estudante em relação ao conteúdo absorvido durante todo o ensino médio. Por ser uma prova bastante completa, a sua nota é aceita em diversas faculdades públicas e particulares. 

Nesse sentido, é com a nota do Enem que o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para faculdades públicas e federais.

Algumas instituições de ensino superior particulares também podem aceitá-la como forma alternativa ao vestibular tradicional.

Assim, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) também pode ser uma opção. De acordo com as exigências do programa, pelo menos 10% de todas as vagas precisam ser destinadas aos alunos que ingressam pelo ProUni.

Além disso, existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite ao estudante financiar a sua entrada em uma universidade com condições especiais. Nesse sentido, cada instituição de ensino superior pode usar a nota do Enem ou realizar suas próprias provas. 

 

Quanto custa a faculdade de medicina?

Com mais de 355 escolas médicas no Brasil, é fácil imaginar que existem diversas formas de realizar o sonho de estudar medicina. Caso você não consiga a sua aprovação em uma instituição pública, existem várias unidades particulares em todo o Brasil.

Nesse sentido, o valor da mensalidade também pesa bastante na hora de escolher a instituição na qual você vai passar os próximos seis anos. Em todo o Brasil, os valores podem variar de 5 a 14 mil reais, isso sem contar outras despesas com transporte, alimentação, moradia, lazer, dentre outras.

Como ingressar na faculdade de medicina com a nota do ENEM 

Primeiro, é importante saber se a instituição na qual você quer estudar aceita a nota do Enem como forma de ingresso. A partir disso, você pode buscar informações sobre a nota mínima que você precisa alcançar para poder se candidatar. Nesse sentido, a média pode variar entre 450 e 600 pontos.

Depois disso, você pode se inscrever no processo seletivo e cumprir todas as etapas até a sonhada aprovação.

 

Como estudar medicina no exterior com a nota do Enem 

Já pensou em fazer o Enem aqui e cursar medicina no Reino Unido? Pode parecer absurdo, mas é real! Existem diversas instituições mundo afora que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso no curso de medicina. 

É mais uma forma de conseguir realizar o seu sonho! Lembrando que algumas instituições brasileiras também possibilitam o internato em escolas médicas estrangeiras. 

Se você tem interesse, preste bastante atenção nos editais das faculdades nas quais você vai se inscrever. 

Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista com as universidades que aceitam nota do Enem pelo mundo afora, clique aqui e confira.

A melhor estratégia para fazer a prova do Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?