Posso cursar Medicina no exterior com nota do ENEM?

Conseguir um diploma médico em uma instituição de Ensino Superior em outro país tem sido o caminho trilhado por muitos brasileiros para conseguir realizar o sonho da graduação. Por isso, neste post a MEM Responde traz mais uma boa notícia: é possível cursar Medicina no exterior com a nota do ENEM. Quer conhecer os detalhes? Vem que eu conto.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é uma parte fundamental do sistema acadêmica do Brasil — servindo para ingresso em diversas faculdades no Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas o que muita gente se pergunta é se o Enem serve também como porta de entrada para universidades no exterior?

A resposta depende de cada instituição e de cada país. Universidades de ponta no exterior, por exemplo, costumam ter processos rigorosos de admissão em que o Enem não é levado em conta. Por outro lado, existem sim, excelentes instituições que já utilizam a nota do exame brasileiro em seus processos seletivos.

Medicina no exterior

Se você sonha em estudar Medicina no exterior, precisa, antes de tudo, encontrar qual é o melhor destino para você. Essa escolha pode ser mais difícil do que parece. Isso porque os cursos de medicina variam muito de um país para o outro.

O planejamento financeiro é importantíssimo porque o gasto não é apenas com a mensalidade, quando tiver, mas com moradia, alimentação, transporte, material didático etc.