Como organizar a rotina de estudos em casa?

Blog
Reading Time: 3 minutes

Você sabe que para passar em um dos cursos mais concorridos do país vai precisar saber organizar a rotina de estudos, certo? No nosso post sobre os desafios para passar no curso de Medicina, falamos da importância na organização do estudo para ter sucesso nos processos seletivos super disputados.

Realmente é uma tarefa difícil resistir às tentações das festas, às distrações dos celulares e da internet. Mas, se não houver um objetivo muito claro de que você quer ser Médico, as chances de cursar a graduação diminuem muito. 

Cada Enem ou vestibular que você não passa, porque não se preparou bem, pode ir desestimulando. Então foco no que interessa! Precisando de uma ajudinha para organizar a rotina de estudos? Nós te damos algumas dicas.

O que você vai ler neste artigo:

  1. Procure adequar sua rotina de estudos a nova realidade.
  2. Providencie seu espaço.
  3. Utilize a tecnologia a seu favor.
  4. Monte um cronograma semanal de estudos.
  5. Invista em métodos de estudo diferentes.
  6. Separe um tempo para cuidar do corpo e da mente.

Procure adequar sua rotina de estudos a nova realidade

A preparação para o curso de Medicina requer mudanças de rotina de estudos. Primeiro você vai precisar estabelecer horários fixos de estudo. Quando dizemos “fixos” são fixos mesmo. Não pode ficar flexibilizando e deixando para “mais tarde  compensar” porque não consegue. Para isso, a disciplina é a palavra-chave. 

Em segundo lugar é fundamental conscientizar os integrantes da sua família de que você necessita de um ambiente favorável para se concentrar nos estudos. Isso significa dizer que você precisa de silêncio e respeito a seu espaço. No início pode ser um pouco complicado, mas se você mostrar que realmente está comprometido, logo, logo, todos se adaptam. Mas lembre-se sempre: você tem que dar o exemplo!  

Providencie seu espaço

Isso é importantíssimo! Procure o lugar mais silencioso da casa e monte uma espécie de “quartel general” para seus estudos com tudo que você precisa por perto. Se não for possível ter um lugar só seu, converse com os seus familiares para que adequações na residência sejam feitas.

Não é preciso luxo, mas um cantinho aconchegante vai fazer uma grande diferença na qualidade do estudo. Uma cadeira ergonômica e uma mesinha de estudo na altura adequada, por exemplo, vai te deixar mais confortável. Sua coluna agradece!

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje nós temos o mundo a nosso alcance pela internet e, obviamente, muito conteúdo para ajudar na rotina de estudos. Utilize computador ou dispositivos móveis para complementar a leitura de livros e apostilas. Mas não se esqueça de desativar tudo que possa servir de distração, como redes sociais.

Outra  coisa bacana para fazer na internet, é resolver questões de processos seletivos anteriores e assistir aulas on-line. Lembre-se sempre: a qualidade do estudo é mais importante do que a quantidade. Quanto mais você otimiza seu tempo e se organiza, mais você consegue ter sucesso nas memorizações e absorção do conteúdo. 

Monte um cronograma semanal de estudos

Para passar no curso de Medicina, todas as disciplinas são importantes. Por isso, você não pode dar mais atenção a uma ou a outra. A dica preciosa aqui é montar um cronograma semanal de estudos, com horas definidas para cada disciplina e pregar na parede me frente a você.

Isso vai ajudar não só na distribuição do tempo, como também para visualizar os assuntos com maior dificuldade e caprichar em um dia separado para revisão do conteúdo.

Baixe aqui o nosso planner de estudos

Invista em métodos de estudo diferentes

Quando você diversifica os métodos de estudo, deixa mais dinâmico e interessante o aprendizado. Utilize não só livros e apostilas, mas invista em vídeos, podcasts, jogos educativos, quiz, etc. Você pode fazer essa experiência sozinho ou com um grupo de estudos.

Participar de fóruns de discussão também vai possibilitar a troca de experiências e a sociabilidade necessária para você entender que não está sozinho nessa jornada.

Conheça os métodos de estudo mais usados

Separe um tempo para cuidar do corpo e da mente 

Toda caminhada precisa de pausas. Seu corpo e sua mente também. Por isso, planeje os descansos e momentos de lazer com familiares e amigos. Isso revigora as energias. Lembre que fazer atividade física e ter boas noites de sono te deixarão mais forte para conquistar seus sonhos na Medicina!

Aprenda alguns métodos de estudo que podem se encaixar na sua rotina:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina