Competência 5 para redação nota mil: proposta de intervenção

competencia 5

E hoje termina a saga sobre as competências aqui no portal, mas não fique triste porque novas surpresas vêm por aí. Como já era de se esperar, depois de falar das outras quatro, chegou o momento de explicar como funciona a quinta para construção da sua redação nota mil. Assim, a Competência 5 está relacionada diretamente à proposta de intervenção, ou seja, à resolução das problemáticas que você trouxe lá na introdução e desenvolveu durante os desenvolvimentos.

Como nem sempre a vida nos apresenta flores, para se dar bem e tirar os 200 pontos nesta competência, vamos precisar seguir algumas regrinhas. Uma intervenção completa e considerada excelente deve apresentar 5 elementos.

Os 5 elementos da Competência 5

• Agente

Já pensou que não dá para apresentar uma proposta de intervenção sem apontar quem vai fazê-la?

Por isso, o agente é a pessoa, órgão, instituição… que vai executar a ação.

• Ação

Este com certeza é um dos elementos mais importantes de todos, afinal o agente, efeito e meio vão precisar estar relacionados a ele.

Assim, a  ação diz respeito ao que deve ser feito para que a intervenção seja realizada.

• Meio

Concorda comigo que ao trazer uma ação é preciso dizer como ela vai ser feita?

O meio ou modo, como alguns costumam chamar, vai ser basicamente esta explicação. Este elemento evita com que o aluno traga uma ação rasa, ou seja pouco informativa,  para a intervenção.

• Efeito

Como dito antes, o efeito também vai estar relacionado à ação. De maneira geral, ele vai ser o responsável por trazer uma finalidade para ela.

• Detalhamento

Uma galera se assusta com esse bonitinho aqui, mas vou te mostrar, na prática, que ele é fácil: o detalhamento é apenas um adendo explicativo a qualquer um dos outros quatro elementos. Geralmente a galera opta por usá-lo mais no efeito e no agente, mas você pode colocar onde quiser. Como na prática tudo é mais fácil, fique de olho no exemplo que vou te mostrar mais abaixo.

Ahhh! Mas antes de irmos para o exemplo, preciso fazer um pacto com você. Repita comigo: nunca mais vou colocar os elementos de maneira aleatória.

Eu aconselho que vocês sempre tragam os quatro elementos na seguinte ordem: agente, ação, meio e efeito. Sim quatro, porque o detalhamento pode ser colocado onde você quiser, tá lembrado, né?

A explicação disso é que muita gente acaba confundindo os elementos na hora de fazer a redação, ou seja, colocando duas ações, ao invés de uma ação e um meio… e por aí vai.

Youtube | Dicas sobre competência 5

Exemplo de intervenção

Agora vamos à proposta de intervenção da redação da Ana Clara Socha, 21 anos, Brasília (DF), que tirou nota máxima na redação do Enem. Dá uma olhada:

“Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de democratizar o acesso à arte. Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural.”

Percebeu que ela trouxe duas propostas de intervenção, né? Mas o corretor só vai contabilizar uma: a mais completa.  Vamos à distribuição dos elementos?

Distribuição de elementos

Agente 1: o Ministério da Economia;

Ação 1: destine verbas para a construção de salas de cinema;

Meio 1: por meio da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentárias;

Efeito 1: com o intuito de democratizar o acesso à arte;

Detalhamento 1: de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras.

Agente 2:   instituições de ensino;

Ação 2: promover passeios aos cinemas locais;

Meio 2: mediante autorização e contribuição dos responsáveis;

Efeito 2: a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura;

Detalhamentos 2, 3 e 4:  desde o início da vida escolar das crianças; sobretudo em regiões carentes; Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural.

Pronto, Medaholic, agora é com você produzir essa redação nota mil. Que tal praticar tudo que aprendeu? Vem conferir mais sobre as competências aqui: