Sabia que desrespeitar as regras da Competência 2 pode fazer você zerar a sua redação por diversos fatores?
Aí vão alguns deles: é a partir desta competência que os corretores vão avaliar se você copiou muitas informações dos textos motivadores, se o tema foi tangenciado ou se a estrutura do tipo textual está correta. Ufa! Muita coisa, né?! Mas pode ficar tranquilo, Medaholic, que vamos falar sobre cada uma destas questões de maneira mais detalhada a seguir. Então, acompanhe aí.
Não tangencie o tema
Uma galera acaba zerando nesta competência e em todas as outras porque foge do tema ou aborda apenas uma pequena parcela dele. Para que você não passe por isso, a dica de hoje é: leia todos os textos motivadores, pois é através deles que você vai ter uma noção maior e mais ampla do tema. Afinal as palavras que o compõem podem fazer realmente com que o candidato se atrapalhe na hora de fazer o texto.
Copiar dos textos motivadores
Mais uma vez: a importância de entender o valor dos textos motivadores. Você não vai zerar a sua redação se copiar um trecho ou outro do que está escrito ali, desde que referencie as informações, obviamente, mas vai perdendo pontos à medida que vai copiando demais. Além disso, também não vai conseguir nota máxima nesta competência se não trouxer um repertório sociocultural de fora, ou seja, se você for copiar uma informação ou outra dos textos motivadores, complemente-as com dados ou citações válidas que não estão ali.
Repertório sociocultural bem feito: 200 pontos na competência 2
Por falar em repertório sociocultural, você sabe o porquê do Enem querer tanto que o candidato traga conhecimentos de fora?
Em uma dissertação-argumentativa, o maior objetivo é defender uma tese, ou seja, um ponto de vista, para isso, nada melhor do que comprovar que aquilo que estamos defendendo realmente acontece na sociedade, concorda?
E aí, Medaholic, gostou das dicas de hoje? Agora tenho certeza que você não vai mais zerar a competência 2.
Se quiser aprender também sobre a Competência 1, dá uma olhada nesse texto.
Para te dar aquela ajudinha com repertório sociocultural, dá uma olhada neste vídeo no nosso canal do YouTube: